Cultura
Iniciativas literárias sobre feminismo ocupam espaços públicos de São Paulo neste sábado (28) PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 25 de Março de 2015 16:49

Os eventos, concebidos por jovens monitores/as culturais, pretendem trazer para a rua música, literatura, debate e participação

Para fechar o mês em que a luta das mulheres é destaque, jovens monitores e monitoras culturais das bibliotecas públicas da Zona Oeste e da Zona Leste, além do Teatro Zanoni Ferrite, vão realizar eventos literários e de debate sobre feminismo e empoderamento da mulher. Os encontros ocorrem neste sábado (28/03) em dois importantes lugares da cidade, o Largo da Batata e a Biblioteca Paulo Setúbal.

É o “Sarau Movimento que Forma (?)” e o “Sou Mulheres”, que têm como um dos objetivos aproximar equipamentos públicos culturais do entorno, além de provocar a reflexão sobre temas que envolvem gênero, sexualidade e feminismo. Ao levar para o cotidiano das ruas as propostas dos equipamentos, as iniciativas buscam uma maior relação entre o conhecimento e a vida, a literatura e a nossa ação no mundo.

Conheça as iniciativas:

“Sarau Movimento que Forma (?)”

O “Sarau Movimento que Forma (?)”, iniciativa de jovens monitores/as culturais da Biblioteca Paulo Setúbal e do Teatro Zanoni Ferrite, surgiu da ideia de movimentar a biblioteca e promover sua apropriação pela comunidade. A ideia é que seja realizado mensalmente e a estreia contará com o tema “Mulheres em Foco”, em que a programação se volta para o protagonismo da mulher enquanto autora de obras artísticas, dando maior visibilidade ao trabalho das artistas do bairro da Vila Formosa e região.

A programação contará com intervenções de Priscila Scholz, Francine Rosa e do Grupo Insolúvel; participação da poetisa Mel Duarte; uma roda de conversa sobre feminismo, com Cristiane Moscou, socióloga e integrante da Frente Nacional de Mulheres no Hip-hop; apresentações artísticas de jovens monitores culturais; e shows com Cléo Lima, Roberto Jordan, Dona Selma e Bárbara Olívia. Além disso, o microfone estará aberto para o público presente e dois documentários serão exibidos: “On her shoulders” e “Não me deem rosas”. A realização é da Biblioteca Paulo Setúbal e do Teatro Zanoni Ferrite.

Sarau Movimento que Forma (?)
Data: 28/03
Horário: das 14h às 17h
Local: Biblioteca Paulo Setúbal (Avenida Renata, 163 – Vila Formosa).

“Sou Mulheres”

Já na Zona Oeste, o evento “Sou Mulheres” também pautará a questão através de debates, doação e trocas de livros, mediação de leitura, música e literatura. Na pauta, temas como parto, aborto, métodos contraceptivos e militância feminista.

A realização do evento fica por conta das Bibliotecas Públicas Alceu Amoroso Lima, Álvaro Guerra, Anne Frank, Brito Broca, Clarice Lispector e Mário Schenberg, com apoio da Subprefeitura de Pinheiros.

Confira a programação completa:
11h – Abertura
11h30 - Conversa sobre parto, aborto e método contraceptivo, com a médica Bruna Silveira
12h30 - Debates: "O que é ser mulher?", “E a militância feminista?"
Participantes confirmadas:
Carla Vitória, pela Marcha Mundial das Mulheres.
Daniela Andrade, militante mulher transexual, transfeminista, membro da comissão da diversidade sexual da OAB-Osasco e membro do grupo de advogados pela diversidade sexual.
Pão e Rosas Brasil, participante a confirmar.
Marcha das Vadias Sampa, participante a confirmar.
14h00 - Sarau das Mina

“Sou Mulheres”
Data: 28/03
Horário: das 11h às 16h
Local: Largo da Batata

Ambos os eventos têm apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Ação Educativa.

Confirme presença pelo Facebook:
"Sarau Movimento que Forma" - http://on.fb.me/1bueiTu
"Sou Mulheres" - http://on.fb.me/1LZloQt
Última atualização em Qui, 26 de Março de 2015 18:10
 
Educação, arte e transformação: Renata Felinto participa da formação do Programa Jovem Monitor Cultural PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Ter, 24 de Março de 2015 19:37

A artista debateu história da arte e propôs uma atividade de reflexão sobre o papel da arte na vida cotidiana

Última atualização em Ter, 24 de Março de 2015 19:49
 
Dia Nacional do Graffiti: A arte urbana produzida por mulheres é destaque na Ação Educativa PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Ter, 24 de Março de 2015 13:08

Nesta quarta-feira (25), a 12ª edição do evento homenageia a graffiteira Tikka. Abertura contará com shows de rap, livepainting e exposição de obras de inúmeros coletivos da metrópole paulistana

Última atualização em Ter, 24 de Março de 2015 17:06
 
Núcleo educativo e atendimento ao público no CCJ é tema de formação; Jovens Monitores Culturais conheceram também experiência do CCSP PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Sex, 20 de Março de 2015 14:32

A gestora do CCJ Thayame Porto e Alexandre Araújo, do CCSP, estiveram presentes para refletir sobre o papel do educativo nas duas instituições

Última atualização em Sex, 20 de Março de 2015 14:48
 
Ação Educativa abre inscrições para curso de arte-educação em contextos não escolares PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Ter, 17 de Março de 2015 18:57

Iniciativa marca o início das atividades do novo centro de formação em arte-educação social da organização