Campanha realiza atividades no Fórum Mundial de Educação de Nova Iguaçu PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 22 de Março de 2006 21:00

Sob o tema “Educação Cidadã para uma Cidade Educadora”, acontece a segunda edição do Fórum Mundial de Educação Temático, em Nova Iguaçu (RJ), de 23 a 26 de março. A primeira edição, em São Paulo, no ano de 2004, contou com a participação de cerca de 100 mil pessoas.

Neste ano, a Campanha participa de três atividades: a Conferência “Ética e Cidadania em tempos de Exclusão”, a mesa “Desafios da Educação no Estado do Rio de Janeiro” e a atividade auto-gestionada “Semana de Ação Mundial 2006 – Um bom educador é direito da sociedade”. Alexandre Arrais, do Comitê Diretivo da Campanha, fará a mediação da Conferência, que acontece das 9h às 12, no dia 25. Entre os conferencistas, estão Gustavo Fischman (University of Arizona - Estados Unidos), Hugo Rodriguez (AELAC – Uruguai), Pablo Venegas (PIIE / FLAPE – Chile), Ramon Moncada (Corporación Región – Colômbia), Sidiki Kaba (FIDH – Senegal) e Nilcéia Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – Brasil).

Lançamento e Ciranda - No final da conferência ocorrerá o lançamento do livro Educação na América Latina: direito em risco, uma co-edição da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, ActionAid do Brasil e Editora Cortez. Além do lançamento, está prevista a realização de uma ciranda pela educação, dança de roda que marca as mobilizações da Campanha Nacional. “A ciranda marca um jeito da campanha de chamar e articular as pessoas em prol do direito à educação pública de qualidade”, afirma Aparecida Alves, coordenadora do comitê Rio da Campanha e do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do estado.

Para o dia 24, o Comitê Rio da Campanha organizou a atividade sobre a Semana de Ação Mundial 2006, que neste ano foca a valorização dos profissionais de educação. A atividade será na Escola Técnica Estadual João Luis do Nascimento, em horário a confirmar. A mesa “Desafios da Educação no Estado do Rio de Janeiro” será no mesmo dia e tem como participantes o Dep. Federal Chico Alencar (PSOL/RJ), o Dep. Estadual Alessandro Molon (PT/RJ), um representante do Sindicato Estadual dos Profissionais e um representante do Comitê-Rio da Campanha. O debate começa às 13h, na sala 2 da Cáritas Diocesana. O objetivo da mesa é avaliar as políticas de educação do Estado do Rio de Janeiro, desde a realização do 1º Coed (Congresso Estadual de Educação), e analisar a pauta educacional para 2006, considerando as eleições estaduais e a falta do Plano Estadual de Educação, não aprovado até agora.

Crédito: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Última atualização em Seg, 13 de Agosto de 2007 12:48
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar