Educadores de Jaú (SP) discutem questões ligadas à Educação de Jovens e Adultos PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 21 de Junho de 2007 21:00

No dia 14 de junho, Roberto Giansanti, coordenador do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa, participou de um bate-papo virtual com educadores da Secretaria Municipal de Educação de Jaú, São Paulo, sobre questões relativas à Educação de Jovens e Adultos – EJA.

De acordo com Giansanti, durante as quase duas horas de conversa foi possível discutir temas como a institucionalização da EJA – financiamento, oferta e permanência, campos de atuação, diretrizes curriculares, etc –, a elaboração de projetos interdisciplinares e multisseriados, práticas de leitura e escrita, heterogeneidade nas salas de aula, a realização da Semaneja, evento anual de EJA que ocorre no município, entre outros. “Foi um evento muito bem sucedido, a oportunidade de interação on-line foi bem aproveitada para discussão e troca de idéias e informações”, diz o coordenador. A mediação foi feita por Paulo Eduardo Guerra, coordenador da EJA no município.

A atividade ocorreu num ambiente digital especificamente criado para a interação dos educadores de EJA através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Jaú com a Ação Educativa por iniciativa de Márcia Lygia Casarin, sua atual moderadora. Trata-se de um projeto piloto disponível desde fevereiro. O ambiente possui espaços para agenda, fóruns de discussão e permite o compartilhamento de textos e material didático. A proposta, segundo Giansanti, é de formação através da inclusão e letramento digital, além da constituição um espaço de intercâmbio de experiências entre os educadores.

A possibilidade de estender o projeto aos estudantes de EJA também foi discutida durante o bate-papo, a idéia seria que estes também pudessem planejar suas atividades através do ambiente digital. “Trata-se de uma possibilidade técnica que pode ser expandida para outras redes públicas de ensino, programas e redes que tenham fins educativos ou não”, afirma Giansanti.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar