Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião realiza Seminário Paulista PDF Imprimir E-mail
Qui, 18 de Novembro de 2010 09:31



A Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro realizam no dia 27 de novembro a oitava edição do seminário paulista do projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião. O objetivo é socializar o trabalho feito durante o ano com estudantes e professores das escolas das redes públicas Ensino Fundamental e Médio dos municípios de São Paulo, Biritiba Mirim, Campinas e Mauá.envolvidas no projeto. O Nepso propõe o uso da pesquisa de opinião como prática pedagógica.

Segundo Renato Nascimento, assessor do projeto na Ação Educativa, as pesquisas, além de desenvolverem uma série de novas habilidades nos estudantes, criam uma relação diferente entre alunos e professores, fazendo com que ambos passem a aprender juntos.

O VIII Seminário Paulista acontecerá na escola Armando Cridey Riguetti, Itaim Paulista, e terá dois momentos. No primeiro, os grupos de pesquisas serão divididos por temas em salas para apresentarem todo o processo de pesquisa desenvolvido durante o ano e também para trocar experiências. No período da tarde, a socialização das pesquisas será feita pelos stands das turmas envolvidas.

Escola e entorno

A proposta permite a elaboração de projetos de trabalho com caráter interdisciplinar, envolvendo alunos e professores, e cria oportunidades de a escola pesquisar aspectos importantes da sua realidade e de seu entorno. O professor responsável pela turma passa por uma oficina de formação inicial na metodologia, com duração de 16 horas, sob coordenação da equipe da Ação Educativa.

A partir daí, são sete etapas de trabalho com os alunos. Começando com a escolha do tema; passando pela qualificação do tema para o aprofundamento e apropriação da temática escolhida; em seguida, a elaboração e teste do questionário; o trabalho de campo (na escola ou na comunidade); tabulação dos dadaos; análise dos resutlados e, por fim,  a divulgação do projeto de pesquisa. Durante o desenvolvimento dos projetos, a Ação Educativa dá apoio técnico-pedagógico, orientando as equipes para a realização das pesquisas, por meio de encontros mensais de assessoria e formação continuada.

Hoje, a metodologia Nepso está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia, mais o DF; e também na Argentina, Chile, México, Colômbia e Portugal, constituindo uma rede com aproximadamente 4.190 alunos, 270 professores de 100 escolas.

O que?
VIII Seminário Paulista do Nosso Escola Pesquisa Sua Opinião
Onde?
Escola Armando Cridey Riguetti, Itaim Paulista. Rua Cordão de São Francisco, 797.
Quando?
27 de novembro

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar