Pesquisas visam qualificar a elaboração de políticas públicas em EJA PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 28 de Outubro de 2010 11:42
Núcleo de Pesquisas vai desenvolver e dar visibilidade aos estudos avaliativos de qualidade, que abordam questões relevantes da EJA e que possam permitir a elaboração de planos pedagógicos eficazes.


O Núcleo de Estudos Educação de Jovens e Adultos’- uma iniciativa da Ação Educativa com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep – será constituído a partir da sistematização dos resultados das pesquisas realizadas pelas duas instituições por todo o país, com o objetivo de fomentar uma cultura avaliativa no campo da EJA.

O Núcleo pretende desenvolver e dar visibilidade aos estudos avaliativos de qualidade, que abordam questões relevantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que possam permitir a elaboração de planos pedagógicos eficazes. Segundo Roberto Catelli Júnior, coordenador do programa de EJA da Ação Educativa, “estamos nos dedicando à pesquisa para construir evidências sobre a EJA  ser úteis na construção de diretrizes para a educação de jovens e adultos”.

O projeto teve início em outubro deste ano e tem quatro frentes fundamentais de pesquisa: os impactos nas políticas da EJA do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA; do Projovem Urbano; do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb; e a análise dos impactos sociais, culturais e econômicos na perspectiva das desigualdades de gênero e raça, com base nos dados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional e Censos Escolares, o Inaf.

Os resultados dos projetos serão disponibilizados em biblioteca digital por meio de textos integrais e resumos analíticos. Além disso, os diferentes pontos de vista, a serem considerados nas avaliações, serão destacados de modo a fomentar o amplo debate de seus resultados, sempre na perspectiva de democratizar e qualificar os processos de tomada de decisões políticas e pedagógicas na educação de jovens e adultos.

Ao longo do processo, está prevista a realização de dois seminários para discutir o andamento das pesquisas.
Última atualização em Qui, 28 de Outubro de 2010 11:44
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar