Nepso realiza 10º Seminário do Polo Rio Grande do Sul e 2º Simpósio Internacional PDF Imprimir E-mail
Qui, 23 de Setembro de 2010 13:00
Encontros serviram para trocar experiências e promover uma reflexão sobre o projeto, que completa dez anos.


Entre os dias 10 e 11 de setembro foi realizado o 10º Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível, do pólo do Rio Grande do Sul da rede Nepso (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião). Além do seminário, aconteceu entre os dias 10 e 13 o 2º Simpósio Internacional do Nepso, ambos em Caxias do Sul, RS.

O primeiro contou com a presença de 400 pessoas, entre professores e alunos de vários municípios do pólo Rio Grande do Sul. Na atividade, foram apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas pelas crianças e jovens participantes do projeto no ano de 2010.

Já o Simpósio contou com a presença de coordenadores e coordenadoras, professores e professoras dos pólos do Nepso de oito Estados (SP, RJ, MG, PR, BA, PE, RS e DF) além de participantes dos outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia e México; juntaram-se a estes representantes do IBOPE da Argentina, Chile, Colômbia e México, países que estavam representados no encontro.

dsc_1795.jpg

Compartilhar e refletir

O encontro foi de confraternização e socialização das experiências realizadas e de formação, mas, também um momento de reflexão dos 10 anos de existência do projeto Nepso.

Já o Simpósio, segundo Marilse Araújo, coordenadora Geral do Nepso e assessora do programa Ação na Escola da Ação Educativa, permitiu que os participantes compreendessem a diversidade da rede, considerando a singularidade de cada pólo, além de possibilitar avanços na construção da identidade do programa, visto que a diversidade faz parte desta identidade.

Foi também um momento para planejar as comemorações de 10 anos do NEPSO, que acontecerão em 2011. “Até lá, o desafio é sistematizar as aprendizagens que foram acumuladas, com vistas a aprimorar a formação dos professores que participam da rede”, afirma Thais Bernardes, coordenadora do pólo São Paulo do Nepso e assessora do programa Ação na Escola da Ação Educativa.

O evento também foi uma oportunidade para consolidar parcerias institucionais entre universidades, pois, em vários pólos a coordenação é feita por professores de universidades locais, como a UFPR, UFMG, UFRPE – Campus Garanhuns, UCS, Universidad de La Frontera (Chile) e a Universidad de Quilmes (Argentina), para a realização de publicações e atividades conjuntas.

dsc_1832.jpg
Última atualização em Qui, 23 de Setembro de 2010 13:26
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar