Projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação divulga calendário 2010 PDF Imprimir E-mail
Qui, 21 de Janeiro de 2010 08:44
Encontros começam no dia 26 de janeiro.


Já está disponível no site da Ação Educativa o calendário de atividades do Jade para 2010. Confira o calendário aqui.

O projeto teve origem em uma pesquisa que visava a elaboração de diretrizes para políticas públicas de educação em escolas de ensino médio a partir de processos de diálogo entre estudantes e seus familiares, professores de escolas públicas, diretores, funcionários, integrantes da comunidade, agentes governamentais e da sociedade civil.

A pesquisa de opinião foi realizada com amostragem junto aos estudantes de cinco escolas estaduais parceiras do projeto, visando traçar um perfil objetivo destes alunos, bem como conhecer suas visões e opiniões sobre a escola, e o sentido que o ensino médio assume no delineamento de seus projetos de vida.

Além da pesquisa quantitativa, foram realizados grupos de diálogo nas cinco escolas parceiras, inspirados na metodologia dos “choicework”, utilizada no Canadá para estabelecer um canal de comunicação e de consulta pública do Estado junto aos cidadãos, como um dos âmbitos da tomada de decisão política. Ao todo, formaram-se oito grupos de diálogo: seis compostos exclusivamente por estudantes (um grupo por escola), e dois grupos mistos, integrando professores, direção escolar, coordenação pedagógica, funcionários, familiares dos alunos, representantes da comunidade, dirigentes estaduais de ensino e gestores.

Para articular este processo de mobilização das escolas, são capacitados 20 jovens ligados às escolas parceiras (alunos, ex-alunos e/ou jovens da comunidade) como agentes educativos, a partir de um programa experimental de formação.

O grupo começa as suas atividades no dia 26 de janeiro de 2010.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar