Ação Educativa apresenta metodologia de projeto sobre Educação e Relações Raciais PDF Imprimir E-mail
Seg, 16 de Novembro de 2009 17:56
Trinta escolas tiveram seu primeiro contato com a proposta desenvolvida com o apoio da linha de micro créditos da União Européia


Realizado em outubro, o encontro com 30 escolas é parte de um projeto Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar, desenvolvido inicialmente em parceria com quatro escolas da rede municipal de São Paulo, o trabalho conta com o apoio da linha de créditos em Direitos Humanos da União Européia (UE). O objetivo é apresentar metodologias e materiais que dialoguem também com as propostas do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

Segundo Tania Portella, assessora do programa de Diversidade, Raça e Participação da Ação Educativa, “as escolas se interessaram muito pela proposta de trabalho e pelos materiais, que podem e devem ter sua utilização adaptada à cada realidade”. Após esta etapa de apresentação as escolas participantes do encontro serão consultadas se desejam aderir à segunda etapa do projeto, que envolve a experimentação do material e da metodologia. “Será um grupo composto por 30 escolas, sendo que Unidades de Ensino que não participaram do encontro, mas têm interesse em compor o grupo da segunda etapa podem se inscrever para a seleção desse grupo", completa Tania . As atividades serão para o ano de  2010. Para isso, basta enviar um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Sobre o funcionamento do projeto, Denise Carreira, coordenadora do programa Diversidade, Raça e Participação, fala que “as escolas deverão assinar um termo de adesão e comprometimento, que inclui a presença de seus representantes em três encontros por ano”. Os encontros serão realizados com o intuito de planejar ações e contextualizar as questões em cada escola; debater as dúvidas e os encaminhamentos do projeto e por último fazer uma avaliação final do processo de experimentação da metodologia e dos materiais.

Os materiais produzidos no âmbito do projeto Educação das Relações Raciais, incluem 10 cartazes que tem como objetivo a positivação da negritude; um vídeo sobre educação e relações raciais e que aponta as principais questões levantadas durante a construção da metodologia; um vídeo sobre políticas públicas no diálogo África-Brasil; uma publicação com indicadores de igualdade racial em ambiente escolar e um guia metodológico para aplicação da metodologia e uso do material. Todo o material será direcionado tanto para alunos, quanto professores e gestores.

Para a segunda etapa do projeto a Ação Educativa assinou um termo de cooperação técnica com as secretarias municipal e estadual de educação, que possibilitará o acompanhamento do processo por essas duas instâncias e também favorecerá possíveis articulações de ações entre as políticas educacionais voltadas para a questão racial.

Para mais informações, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. '; document.write( '' ); document.write( addy_text56922 ); document.write( '<\/a>' ); //--> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Última atualização em Qua, 02 de Dezembro de 2009 13:43
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar