ABONG e FESP promovem curso de Especialização em Gestão de Organizações sem fins lucrativos PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 07 de Outubro de 2009 12:21
O curso de especialização em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos surgiu da percepção de que o gerenciamento nestas entidades representa um grande desafio em termos de operação e alcance de resultados.



Baseado na premissa de que o aumento da efetividade dos processos dessas organizações passa pela profissionalização do setor, o curso foi estruturado em três módulos. O primeiro está voltado para a reflexão crítica sobre o contexto de atuação das organizações não lucrativas no Brasil. O outro busca o conhecimento dos alunos quanto aos conteúdos e instrumentos da administração para o aperfeiçoamento dos processos gerenciais, e o terceiro focaliza os requisitos fundamentais para a gestão dessas organizações, considerando suas relações com a sociedade, a busca de recursos e a geração novos conhecimentos para intervenção social.

As disciplinas que compõem o curso destinam-se à reflexão acadêmica, à produção de conhecimentos e ao aperfeiçoamento profissional no campo da gestão de organizações não lucrativas.

Objetivos
O objetivo do curso é desenvolver pessoas com competências para contribuírem de forma significativa para a administração de Organizações Não Governamentais (ONGs) e demais instituições sem fins lucrativos. Para tanto, o curso trabalha com conhecimentos científicos e, por meio da parceria com a Abong, traz à sala de aula experiências práticas apresentadas por profissionais do setor.

Público Alvo
A especialização em Gestão de organizações Sem Fins Lucrativos é voltada para profissionais de diferentes áreas de formação, que atuem ou tenham interesse em ingressar no terceiro setor.

Disciplinas

Relações entre Estado e Sociedade Civil (60 horas aula)
Aplicará os conceitos da Sociologia e da Ciência Política para a análise do contexto de emergência das organizações não lucrativas no Brasil e sua evolução histórica.

Análise institucional das organizações não lucrativas (30 horas aula)
A partir de abordagens teóricas selecionadas, fará a análise do campo institucional, do marco legal, da governança e das abordagens da administração aplicáveis em seus contextos.

Políticas públicas (30 horas aula)
Desenvolverá os conteúdos necessários para a compreensão do ciclo de políticas públicas, com destaque para a participação social, seus momentos e formas, para a ação coordenada e para a avaliação de efetividade.

Planejamento estratégico institucional (30 horas aula)
Promoverá o conhecimento do aluno quanto aos métodos de planejamento estratégico aplicáveis às organizações não lucrativas, propiciando a reflexão sobre sua aplicabilidade e relevância para o posicionamento organizacional e exercitará a habilidade de estabelecer relações entre posições estratégicas e as ações e programas desenvolvidos.

Gestão financeira e orçamentária (30 horas aula)
Promoverá a compreensão dos alunos quanto à leitura dos resultados financeiros das organizações e de seus projetos; desenvolvendo suas capacidades para a gestão de custos, a elaboração e a análise orçamentária e a prestação de contas; bem como favorecerá o conhecimento dos marcos legais que regulam as relações contratuais e os requisitos necessários para a elaboração, gerenciamento e monitoramento de contratos.

Gerenciamento de projetos sociais (60 horas aula)
Propiciará aos alunos o conhecimento dos aspectos conceituais e instrumentos da gestão de projetos; promoverá a reflexão sobre sua aplicabilidade em projetos sociais; estabelecerá relações entre o gerenciamento de projetos e o ambiente de trabalho das pessoas (contratados e voluntários), o monitoramento de programas e ações e sua eficácia e eficiência.

Comunicação e gestão de conhecimentos (60 horas aula)
A disciplina permitirá o conhecimento dos alunos sobre os conceitos e instrumentos de comunicação institucional que podem ser aplicados para o ambiente interno e externo, com especial atenção à interação com a sociedade; e, propiciará a compreensão sobre os processos de gestão de conhecimento que favorecem a sistematização da aprendizagem organizacional.

Mobilização de recursos e estratégias de marketing (60 horas aula)
A disciplina propiciará o conhecimento dos alunos quanto às estratégias e possibilidades de acesso a fundos públicos e privados, bem como promoverá a reflexão sobre a filantropia e responsabilidade social corporativa.

Módulo Didático Pedagógico
Alunos interessados no Magistério Superior deverão inscrever-se, separadamente, no Módulo Didático Pedagógico. Informações no telefone (11) 3123 7800 (ramal 816).

Coordenação
Cecília de Almeida Gomes
Atua há 25 anos em diferentes áreas de consultoria em organizações lucrativas, não lucrativas e públicas. Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e bacharel em Direito pela PUC-SP, e em Administração Pública pela FGV. Coordenadora da Curso de Especialização em Gestão Pública da FESPSP.

Informações Gerais
Turmas: Terças e quintas das 19:00 às 22:30
Valor da Mensalidade: R$ 530,00
Duração: 360 horas.
Local: Ação Educativa – Rua general Jardim, 660 – Vila Buarque
Mais informações: http://www.fespsp.org.br/pos/gosfl.html
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar