Cidade do México abriga Conferência latino-americana preparatória para VI Confintea PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Sex, 12 de Setembro de 2008 21:00
Brasil e outros 35 países participam do evento, cujo tema é: "Da alfabetização à aprendizagem ao longo da vida: para os desafios do século XXI”

De 10 a 13 de setembro, na Cidade do México, acontece a Conferência regional da América Latina e Caribe sobre alfabetização de adultos, evento preparatório para a VI Confintea (Conferência Internacional de Educação de Adultos) – que ocorrerá entre 19 e 22 de maio de 2009, em Belém, Brasil. O tema é “Da alfabetização à Aprendizagem ao Longo da Vida: rumo aos desafios do século XXI”. Trinta e seis países da região, inclusive o Brasil, participam do evento, organizado pela Unesco em parceria com o governo do México e a INEA (Instituto Nacional para Educação de Adultos).

Educadores, ONGs, acadêmicos, representantes do setor público e privado, de organismos multilaterais e da mídia  da América Latina estão reunidos para discutir os desafios da alfabetização em cada região, desenvolvendo estratégias de mobilização e recursos para intervenções em seus países.

Cada país levou à Conferência Regional um relatório com um balanço de seus governos sobre a educação de adultos desde 1997, data da última Confintea. Com base nestes documentos, a relatora Rosa María Torres apresentará um relatório regional da situação da América Latina e Caribe nos próximos dias.

Maiores informações no blog da Clade (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação), que faz a cobertura do evento em tempo real.

Sobre a Confintea

A Conferência Internacional de Educação de Adultos - Confintea – é o maior evento internacional nesta modalidade educacional. Sua primeira edição aconteceu na Dinamarca, em 1949.

A sexta edição do evento será realizada em Belém – Brasil. O movimento busca impulsionar o reconhecimento da educação e aprendizagem de adultos como elemento importante e fator contribuinte à Educação ao longo da vida, onde a alfabetização é o alicerce, desenvolvendo ferramentas de implementação que saiam da retórica para a ação.

Confira o calendário das próximas conferências regionais:

•    Ásia/Pacífico:
Tema: Construindo sociedades justas e sustentáveis na Ásia e no Pacífico: o desafio da Educação de Adultos.
Data: 6 a 8 de outubro de 2008, em Seul (Coréia do Sul)
Organizado em cooperação com o Instituto Nacional da Korea para Educação ao Longo da Vida (NILE), o governo da Coréia do Sul, o escritório da UNESCO parar Ásia e Pacífico em Bangcoc e o escritório da UNESCO em Pequim.

•    África:
Tema: O poder da Educação de Jovens e Adultos para o desenvolvimento da África.
Data: 5 a 7 de novembro de 2008, em Nairobi (Quênia)
Organizado em cooperação com o Departamento de Educação de Adultos do Ministério da Educação, junto ao governo do Quênia, o escritório regional de Educação da África em Dacar e o Escritório da UNESCO em Nairobi.

•    Europa, América do Norte e Israel:
Tema: Educação de Adultos para eqüidade e inclusão num contexto de mobilidade e competição.
Data: 3 a 5 de dezembro de 2008, em Budapeste (Hungria)
Organizado em cooperação com o Instituto Húngaro para Cultura do Governo da Hungria.

•    Estados Árabes
Data: 5 a 7 de janeiro de 2009
Organizado em cooperação com o Escritório Regional da UNESCO em Beirute

Última atualização em Seg, 15 de Setembro de 2008 12:05
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar