Cobertura sobre bullying é superficial PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 28 de Abril de 2010 12:09
Ao divulgar pesquisa sobre o tema, jornais não levam em conta relação entre o novo termo, violência escolar e discriminação.


Pesquisa da ONG Plan sobre bulllying na escola, divulgada no dia 14 de abril, foi destaque na cobertura da segunda quinzena do mês, sendo tema de reportagens em O Estado de S. Paulo, Tribuna do Brasil (DF) e Folha de S.Paulo, além de editoriais, como na Gazeta (MT), Diário Catarinense e no Correio Braziliense.

Os jornais acertaram ao salientar que se trata de um novo termo para um velho problema, mas não trouxeram informações que permitissem compreender os dados da pesquisa. Folha e Estado ouviram especialistas, mas as reflexões foram superficiais e não estabeleceram relações entre bullying, violência escolar e discriminações a grupos específicos. (Leia aqui um estudo sobre preconceito e discriminação no ambiente escolar da Fipe, em parceria com o Inep, publicada no ano passado. A pesquisa mostra, por exemplo, que as crianças negras estão entre as principais vítimas).

Leia a análise na íntegra no Portal do Observatório da Educação
http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=12&Itemid=60
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar