Avaliação de Durban PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Sex, 06 de Junho de 2008 10:02


De 17 a 19 de junho, em Brasília, acontece a Conferência Regional de avaliação da Declaração e do Programa de Ação da Conferência de Durban, etapa preparatória para a Conferência Mundial, em 2009. Nos dias 14, 15 e 16, acontece o encontro preparatório da sociedade civil, também na capital federal.

A III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlatas foi realizada na cidade de Durban, na África do Sul, entre o final de agosto e o início de setembro de 2001, representando um importante momento de reflexão sobre os desafios a serem superados para o combate a diferentes formas de racismo e discriminação. Cerca de 18.000 profissionais e representantes de 170 países participaram do evento, dentre os quais 300 ativistas brasileiros.

Como produto final da Conferência, os Estados participantes adotaram uma agenda comum de combate à discriminação e a intolerância que ficou registrada em dois documentos oficiais: a Declaração Política, onde consta uma série de compromissos a serem compartilhados; e o Programa de Ação, no qual são descritas as medidas para concretizar os pressupostos da Declaração.

Além disso, dada a relevância desses documentos, ratificados pela Assembléia Geral das Nações Unidas, bem como dos debates e análises que se seguiram à realização da Conferência de Durban, os Estados se comprometeram a avaliar periodicamente os avanços com relação à efetivação dos compromissos e ações firmados.

Houve uma primeira avaliação em julho de 2006, durante a Conferência Regional das Américas sobre Avanços e Desafios no Plano de Ação contra o Racismo, Discriminação, a Xenofobia e as Intolerâncias Correlatas sediada em Brasília, cujo relatório final reúne proposições para a promoção da igualdade racial e o combate às desigualdades raciais e às demais formas de discriminação.

Outro momento de avaliação acontecerá entre os dias 14 e 19 de junho, na Conferência Regional de Revisão da Declaração e do Programa de Ação da Conferência de Durban e o encontro preparatório da sociedade civil, como partes da preparação da Conferência Mundial de Revisão, prevista para 2009.

A organização do encontro preparatório da sociedade civil e da conferência governamental está sendo coordenada pela Seppir e pelo Itamaraty.
Acesse o site da Seppir para mais informações
Ou entre em contato com a secretaria pelo telefone: (61) 3411-3610.
Leia mais o boletim Faísca sobre a avaliação de Durban.

Histórico da conferência e documentos oficiais
Declaração e programa de ação
Histórico

Análises e avaliações
A Batalha de Durban
Artigo Jurema Werneck
Entrevista com Cidinha da Silva na Agência Ibase
Estratégias pós-Durban
Indígenas denunciam

Informações sobre a Conferência das Américas
Primeiro informe
Segundo informe
Terceiro informe
Relatório final


Última atualização em Qui, 12 de Junho de 2008 11:38