Conselheiros são proprietários de empresas e sócios entre si PDF Imprimir E-mail
Observatório da Educação
Por Administrator   
Seg, 28 de Maio de 2012 13:07

 

Uma das principais críticas ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) é o fato de não haver, na lei que o organiza (de 1971), previsão de representação dos diferentes segmentos da sociedade civil e da comunidade escolar. Conforme revelou levantamento do Observatório da Educação, 59% dos conselheiros são ligados ao setor privado, sendo sócios ou representantes dessas empresas (estão excluídos do cálculo aqueles que são somente docentes e pesquisadores da instituição).

O presidente do CEE, Hubert Alquéres, é vice-presidente do Colégio Bandeirantes, cujo diretor e um dos donos é outro conselheiro, Mauro de Salles Aguiar. Hubert é também sócio da conselheira Rose Neubauer na empresa HMR Participações LTDA, que exerce atividades de incorporação de empreendimentos imobiliários. Em seu site, a HMR afirma ter participação também no setor educacional e editorial.

Segundo certidões obtidas pelo Observatório da Educação na Junta Comercial do Estado, a HMR é resultado de uma cisão, em 2008, da Instituição Educacional Terra da Uva, quando esta foi adquirida pelo grupo que controla a Faculdade Pitágoras. Além de Hubert e Rose, também foram sócios do Terra da Uva os conselheiros Guiomar Mello e Arthur Fonseca (saíram da sociedade em 2006 e 2005, respectivamente).

Veja abaixo a descrição das instituições privadas, empresas e grupos empresariais identificados no levantamento.

Instituição Educacional Terra da Uva

Empresa registrada em 2004, já teve entre os sócios os conselheiros Arthur Fonseca (saiu em 2005), Guiomar Namo de Mello (saiu em 2006), Rose Neubauer e Hubert Alquéres. Os dois últimos saíram em 2008 e se transferiram para a HMR Empreendimentos, em uma cisão com a Terra da Uva.

O nome fantasia da Terra da Uva hoje é Faculdade Pitágoras, e foi incorporada pela Editora e Distribuidora Educacional, subsidiária da Kroton/Pitágoras em 2008. O Pitágoras é um dos maiores grupos educacionais do país, com 45 unidades educacionais de ensino superior, em nove estados e 28 cidades.

Protagonistés – Instituto de Protagonismo Jovem e Educação

Além de sócia de Hubert na HMR Empreendimentos, Rose Neubauer também é sócia e diretora-presidente do Instituto Protagonistés, associação de defesa de direitos sociais. O vice-presidente é o conselheiro Mauro de Salles Aguiar, um dos donos do Colégio Bandeirantes.

Entre os parceiros do Protagonistés estão: o Consulado Geral dos Estados Unidos, a Fundação Lemann, a Fundação Bradesco e a Fundação Victor Civita, além de diversas secretarias municipais de Educação.

O Instituto Protagonistés, em parceria com a Fundação Victor Civita, realizou convênio com a Secretaria Municipal de Educação para projeto de formação de diretores e supervisores de ensino. Duas atuais conselheiras suplentes (Neide Cruz e Cleide Bochixio) foram coordenadoras pedagógicas do projeto.

Uirapuru

Arthur Fonseca Filho já foi sócio do Terra da Uva. É diretor e sócio proprietário do colégio Organização Sorocabana Uirapuru e do Instituto Superior de Educação de Uirapuru, em Sorocaba-SP (ambas instituições privadas).

Segundo o site do Colégio, o Uirapuru tem parceria com o Colégio Bandeirantes, de São Paulo (do qual os conselheiros Mauro de Salles e Hubert Alquéres são diretor e vice-presidente, respectivamente).

Faz parte do conselho administrativo do Colégio Santa Cruz (tradicional escola da cidade de São Paulo), onde também atua a conselheira Maria Lúcia Montoro Jens.

Escola Brasileira de Professores

Guiomar Namo de Mello é diretora e sócia da EBRAP (Escola Brasileira de Professores), empresa que presta consultoria a iniciativas de desenvolvimento curricular e organização pedagógica de escolas públicas e também a projetos de formação inicial e continuada de professores da educação básica. A EBRAP presta consultoria para projetos de formação inicial de professores da educação básica em nível superior, presenciais e a distância.

Entre os clientes estão: Grupo Pitágoras; Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; Sistema de Ensino COC; Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Colégio Bandeirantes

Tradicional colégio particular paulistano, seu diretor é Mauro de Salles Aguiar, que é conselheiro há 16 anos. Mauro também é um dos donos do colégio, e é diretor há quase 30 anos. É também vice-presidente do Instituto Protagonistés, da conselheira Rose Neubauer.

Colégio Santa Cruz

A conselheira Maria Lúcia Franco Montoro Jens atua há 44 anos na direção do Santa Cruz, outro tradicional colégio paulistano presente no Conselho. Arthur Fonseca Filho, conselheiro há 28 anos, faz parte do Conselho Administrativo da instituição.

Uninove

A Universidade Nove de Julho está presente no Conselho Estadual de Educação na pessoa de Maria Cristina Barbosa Storópoli, que além de sócia é Pró-Reitora Acadêmica da instituição.

Anhanguera

Maria Elisa Ehrhardt Carbonari é vice-presidente de Programas Institucionais e sócia da Anhanguera Educacional Participações S.A, um dos maiores grupos de ensino privado do país. É esposa do presidente-fundador Antonio Carbonari Netto. O Grupo Anhanguera é dono de outras faculdades e de editora de material didático.

Cursos de Odontologia

O conselheiro Mário Vedovello Filho é sócio de duas empresas de ensino de odontologia: a VM & VB Associados Cursos de Odontologia LTDA, e Vedovello & Associados Cursos de Odontologia.

Fontes: CEE-SP, Lattes/CNPq, TSE, Junta Comercial de SP, Sistema de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, sites das instituições citadas.

Do Observatório da Educação
Qui, 24 de maio de 2012

Leia também:

Maioria do Conselho Estadual de Educação de SP é vinculada ao setor privado

Conselho é discutido em CPI do Ensino Superior Privado

Não é qualquer pessoa da sociedade civil que pode ser bom conselheiro, diz presidente do CEE-SP

Ministério Público abre inquérito para investigar Conselho

Veja a lista completa dos perfis de cada conselheiro

Última atualização em Seg, 28 de Maio de 2012 16:11
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar