Programas PDF Imprimir E-mail

A Ação Educativa desenvolve programas em três áreas temáticas – educação, juventude e cultura –, que contam com o apoio dos setores de comunicação, de tecnologia da informação e o administrativo financeiro. Além disso, possui projetos especiais e focos de ação que articulam duas ou mais áreas e setores.

A área de Educação combina a atuação junto a escolas e programas educacionais à participação em redes e campanhas que visam incidir nas políticas públicas. Investe-se também na produção de conhecimentos, na disseminação de informações e na promoção de debates para subsidiar a ação pedagógica e política. São cinco os programas em funcionamento: Educação de Jovens e Adultos, Ação na Escola, Observatório da Educação, Ação na Justiça e Diversidade, Raça e Participação. Para conhecê-los, navegue pelo Menu da Área de Educação.

A área de Juventude oferece apoio e capacitação a jovens e educadores. Realiza pesquisas, atua em redes e espaços de representação política e assessora órgãos públicos e organizações sociais na implementação de programas e projetos para jovens. Possui dois programas, relacionados aos temas educação, trabalho e participação. Para conhecê-los, navegue pelo Menu da Área de Juventude.

A área de Cultura se constitui a partir da noção da cultura como direito e do exercício deste direito como ação política. Tem como objetivo fortalecer a produção e a difusão de expressões culturais de grupos originários e atuantes nas periferias urbanas, visando à afirmação de suas identidades, ampliação do acesso a circuitos de produção e consumo de bens culturais e reconhecimento do direito à cultura como dimensão essencial da cidadania. Possui três grandes projetos: Arte na Casa, Ponto de Cultura e Pontão de Cultura. Para conhecê-los, navegue pelo Menu da Área de Cultura.