Ponto de Cultura PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   

A área de Cultura da Ação Educativa se constitui a partir da noção da cultura como direito e do exercício deste direito como ação política. Tem como objetivo fortalecer a produção e a difusão de expressões culturais de grupos originários e atuantes nas periferias urbanas, visando a afirmação de suas identidades, ampliação do acesso a circuitos de produção e consumo de bens culturais e reconhecimento do direito à cultura como dimensão essencial da cidadania. A partir do tripé experimentação, produção de conhecimento e incidência em políticas públicas, atua em diferentes frentes.

Uma delas é o Ponto de Cultura Periferia no Centro, cujo objetivo é promover a difusão e a experimentação artística, a formação, a participação política e apoiar e dar visibilidade a projetos culturais e artísticos.

O Ponto de Cultura constitui o Espaço Cultural Periferia no Centro, que concentra as ações locais da Ação Educativa, em contato direto com o público ligado ao movimento de juventude e à cultura de periferia.

O Espaço mantém uma programação regular de apresentações artísticas, formação e apoio a grupos culturais e artistas, além de abrigar eventos permanentes, como a ExpoGraffiti (celebração do 27 de Março, Dia do Graffiti).

O Ponto de Cultura é um reconhecimento do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura para espaços que realizam atividades culturais em âmbito local.

Navegue no menu ao lado por outros projetos da Área de Cultura.