Institucional
Pesquisas concluídas PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   

Educação de Jovens e Adultos: insumos, processos e resultados

Relatório Final de Pesquisa do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: insumos, processos e resultados apresentado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em cumprimento ao convênio 737533/2010.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Em Questão 10: Educação nas prisões: perfil de escolaridade da população prisional de São Paulo

Pesquisa produzida no marco de atuação do Grupo de Educação nas Prisões apresenta diagnóstico das condições atuais e das expectativas da população carcerária em relação às políticas educacionais de pessoas privadas de liberdade.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Em Questão 9: Informe Brasil - Gênero e Educação

Lançada durante Conferência Nacional promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, versão atualizada de documento de 2011 alerta para a descontinuidade de políticas e de programas públicos de educação, gênero e sexualidade e para a crescente autocensura em órgãos governamentais diante da pressão de grupos religiosos conservadores. O informe destaca seis grandes desafios da igualdade de gênero na educação: 1) as desigualdades educacionais persistentes entre as mulheres brasileiras, com destaque para a situação das mulheres negras, indígenas e do campo; 2) a situação de pior desempenho e de maiores obstáculos para permanência na escola por parte de meninos, adolescentes e jovens, em especial, de meninos e jovens negros; 3) a manutenção de uma educação sexista, homofóbica/lesbofóbica/transfóbica, racista e discriminatória no ambiente escolar; 4) a concentração das mulheres em cursos e carreiras “ditas” femininas, com menor valorização profissionais e limitado reconhecimento social; 5) a baixa valorização das profissionais da educação básica, mulheres que constituem quase 90% dos profissionais da categoria; 6)o acesso desigual à educação infantil da qualidade.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Em Questão 8: Educação e Desigualdades na cidade de São Paulo

A publicação reúne artigos de pesquisadores na área, de forma a compor um panorama da situação educacional na cidade na última década. A publicação conta com a parceria do GT de Educação da Rede Nossa São Paulo e apoio do Instituto C&A e Save the Children UK.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa


 

Educação não escolar de adultos: o estado da arte

Levantamento e análise documental dos trabalhos realizados no campo da educação não escolar voltada aos jovens e adultos. Este vasto campo é também denominado, entre outros, por Educação Popular, Educação Não Formal, Educação Continuada, Educação Permanente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, nos moldes Estado da Arte, que pretende, num recorte temporal definido sistematizar esse campo de conhecimento, reconhecendo os principais resultados da investigação, identificando temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados, abertos à pesquisa futura.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Avaliação Institucional da Rede SESI de Educação (2009)

A avaliação teve como objetivo dimensionar e caracterizar as condições institucionais para o provimento de serviços educacionais pela rede Sesi Educação, tendo em vista os objetivos e metas definidas em seu Plano Estratégico. A pesquisa abarcou os serviços prestados em todos os níveis da Educação Básica, a Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Educação Continuada.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Trabalho Infantil: diagnóstico das crianças e adolescentes atendidas pelo Programa Pró-Menino no Estado de São Paulo em 2007 (2009)

Resumo: A primeira etapa da pesquisa realizada de outubro de 2007 a junho de 2008 procurou diagnosticar as formas de inserção e vulnerabilidade ao trabalho infantil do público atendido pelo Programa Pró-Menino – Combate ao Trabalho Infantil em 11 municípios do Estado de São Paulo (Bebedouro, Hortolândia, Campinas, Ribeirão Preto, Diadema, Embu, São Vicente, Araçatuba, Guaíra, Guarulhos e Mococa).

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

O financiamento da educação na prefeitura do município de São Paulo: uma análise exploratória de suas fontes e aplicações (2008)

O objetivo do estudo é apresentar uma análise do financiamento educacional do município de São Paulo no período de 1995-2006. Este estudo examina o financiamento da educação realizado pela Prefeitura do Município de São Paulo, entre os anos de 1995 a 2006. A análise documental se detém, especificamente, no exame de algumas informações contábeis sobre as receitas e as despesas com a educação registradas nos Demonstrativos de Aplicação de Recursos na Educação, publicados bimestralmente no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Foram utilizados os Demonstrativos do sexto e último bimestre de cada exercício fiscal, publicados no final do mês de janeiro do ano subseqüente ao da execução orçamentária, o qual acumula os valores contabilizados nos bimestres anteriores. Os vários quadros que compõem esses documentos oferecem diferentes níveis de detalhamento e desagregação das fontes e dos recursos financeiros aplicados no sistema de ensino paulistano.

No período recortado para análise, os dados da execução orçamentária dos recursos financeiros da educação passaram a apresentar um grau cada vez mais detalhado, ao mesmo tempo, porém, tornaram a leitura mais difícil. Assim, paradoxalmente, o que poderia significar a maior transparência e publicização da contabilidade educacional pública, também implicou maiores dificuldades para sua leitura e compreensão.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Estudo Avaliativo do Projeto SESC LER (2008)

O SESC LER é um projeto educativo que visa alfabetizar e escolarizar, ao longo de três anos, jovens e adultos desde a alfabetização até a completude do 1º segmento do Ensino Fundamental no Brasil por meio da criação de Centros Educacionais de caráter interdisciplinar e participativo, implantados no interior dos estados brasileiros. Esses Centros Educacionais representam uma proposta inovadora, cuja característica mais marcante consiste na combinação de atividades de escolarização de jovens e adultos com ações que o SESC já oferece nas áreas de cultura, lazer e saúde. Atualmente há 59 Centros Educacionais em funcionamento em 17 Estados do Brasil, totalizando, aproximadamente, 15.000 alunos atendidos em 2006.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Indicadores da Qualidade na Educação: Balanço de Resultados (2008)

Resumo: O estudo visou identificar resultados de diferentes usos dos Indicadores da Qualidade na Educação (Indique), instrumento de avaliação que visa o envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade da educação.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Jovens e trabalho no Brasil: desigualdades e desafios para as políticas públicas (2008)

Resumo: Estudo de caráter quantitativo que analisou a situação de jovens entre 14 e 29 anos na escola e no trabalho por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Avaliação do Projeto Incentivo à Leitura (2008)

Resumo: O Projeto de Incentivo à Leitura é uma iniciativa do Programa Crer para Ver, vinculado à Natura Cosméticos S/A. Entre os anos 2006 e 2007, 1.202 escolas que mantinham cursos de Educação de Jovens e Adultos receberam um acervo formado por 50 títulos, de gêneros literários e informativos, adequados aos interesses e competências leitoras dos estudantes do ensino fundamental na modalidade EJA.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais (2008)

Resumo: Em 1996, já se discutia o papel estratégico do BM ao influenciar as políticas educacionais naquele momento conjuntural em que as políticas neoliberais no Brasil ganhavam fôlego.

Passados mais de dez anos, essas mesmas questões se colocam nos artigos desta coletânea ao identificar como instituições de natureza econômica, como o FMI, BM e a OMC, ao influírem sobre aspectos sociais, o fazem sob o olhar da sua própria lógica econômica e a partir dos interesses de reprodução do grande capital internacional. Estes estudos atualizam o debate.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Uma avaliação da participação da sociedade civil e da colaboração interministerial no Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE / Estudo de caso Brasil (2008)

Resumo: Este estudo é produto de uma parceria entre Fondation Gérin-Lajoie e Ação Educativa e tem como objetivo contribuir no debate global sobre as dificuldades dos países para atingirem os Objetivos do Milênio estabelecidos no contexto das Nações Unidas, assim como aqueles estabelecidos na reunião Educação para Todos em Dakar. No caso deste trabalho, o contexto analisado é o brasileiro. O estudo tem como objetivo central a análise do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, recentemente lançado pelo Ministério da Educação, no início do segundo governo do Presidente Lula (2007-2010).

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Em Questão: Participação e controle social na educação (2008)

Resumo: Trabalho desenvolvido em parceria com outros pesquisadores e pesquisadoras, organizações e redes que vêm acumulando reflexão e desenvolvendo ações comprometidas com o aprimoramento da gestão democrática em educação, entre elas, as organizações vinculadas à Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Violação dos Direitos Educativos no Complexo do Alemão – Educão e Violência Armada (2008)

Resumo: O relatório apresenta o resultado da missão da Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação ao Complexo do Alemão (RJ) realizada a partir de denúncias de uma série de confrontos entre policiais e narcotraficantes que levaram ao fechamento de várias escolas e creches públicas. A partir do caso, o relatório discute a promoção do direito à educação em situações de violência armada e apresente um conjunto de recomendações ao poder público. O relatório foi desenvolvido a partir de visitas à área, de entrevistas com moradores(as), professoras, familiares, lideranças comunitárias e autoridades públicas e de uma audiência pública realizada pela Relatoria Nacional em conjunto com a Comissão de Educação e a Comissão da Juventude da Assembléia Legislativa. Além do relatório, a Relatoria Nacional elaborou um informe de seguimento à missão intitulado “Educação no Complexo do Alemão: nove meses depois”.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Bicho de Sete Cabeças – para entender o financiamento da educação brasileira (2008)

Resumo: A publicação tem por objetivo auxiliar o entendimento sobre os processos de financiamento e gestão orçamentária da educação brasileira. Respondendo questões como: De onde vem os recursos que financiam a Educação? Como são tomadas as decisões sobre as prioridades do Orçamento e como a cidadã e o cidadão comuns podem participar disso? O estudo será a base de um programa de formação a distância piloto para ativistas de educação de todo o pais.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola (2007)

Resumo: A pesquisa foi realizada com o intuito de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas, dos conteúdos programáticos e das práticas educacionais e do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. O trabalho de campo foi realizado no ano de 2005 e a análise dos dados em 2006. O universo pesquisado foi composto por estudantes da educação infantil, 4 a 6 anos, estudantes de 4ª e 8ª séries, familiares dos estudantes, equipe técnica e equipe pedagógica de escolas públicas municipais de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Para a coleta de dados foram concebidos e utilizados instrumentos específicos para o perfil de cada um dos segmentos da comunidade escolar que participou da pesquisa. Os instrumentos foram utilizados por meio de entrevistas, dinâmicas e rodas de conversa. Essa metodologia foi desenvolvida com intenção de ouvir as vozes e reconhecer as percepções dos atores da comunidade escolar que indicaram suas impressões sobre as relações raciais no cotidiano de suas unidades escolares e também sobre os desafios e possibilidades para concretização do estudo de história e cultura africana e afro-brasileira na educação.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Jovens, sindicato e trabalho no setor de telemarketing (2007)

Resumo: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que investiga como trabalhadores jovens e atores coletivos historicamente organizados em torno do trabalho expressam a demanda por trabalho no Brasil. Toma como ponto de partida os trabalhadores em telemarketing e o sindicato da categoria, uma vez que ambos concentram um número expressivo de jovens. O estudo traz dados sobre a empregabilidade e a qualidade dos postos de trabalho no contexto do setor de telemarketing, em franca expansão nas áreas urbanas do Brasil nos últimos dez anos, visando articular as particularidades dessa situação com as questões mais gerais sobre juventude e mundo do trabalho.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Que Ensino Médio Queremos? (2007)

Resumo: A pesquisa foi realizada no âmbito do Projeto “Jovens Agentes pelo Direito à Educação” e teve uma etapa quantitativa envolvendo 880 estudantes e, uma segunda etapa qualitativa, que mobilizou 177 pessoas de cinco escolas estaduais da zona leste para aprofundar a discussão sobre “o ensino médio que queremos” em 8 grupos de diálogo. O objetivo desta pequisa-ação foi promover uma reflexão coletiva com diferentes sujeitos da escola pública (estudantes, professores, equipes técnicas e familiares) a respeito dos sentidos e significados do ensino médio, e de qual deve ser o rumo das políticas para este nível de ensino.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Juventude, escolarização e poder local (2007)

Resumo: Investigar as políticas públicas desenvolvidas no âmbito municipal nas áreas de juventude e educação de jovens é o objetivo desta pesquisa em que métodos qualitativos foram utilizados para analisar 10 regiões metropolitanas do país.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Concurso Negro & Educação (2006)

Resumo: Organizado pela Ação Educativa e a ANPEd – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, o Concurso Negro e Educação teve como objetivo incentivar a produção de conhecimento em educação voltada para a temática das relações raciais. Em quatro edições, apoiou 61 estudantes de mestrado e doutorado na realização de suas pesquisas relacionadas à temática, além 6 núcleos de estudos afro-brasileiros com taxas de bancada.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

A Educação Básica no Governo Lula (2006)

Resumo: O objetivo do estudo foi o de analisar o conjunto das políticas de Educação Básica implementadas durante a gestão do governo Lula, particularmente entre os anos de 2003 e meados de 2006 e identificar o nexo entre essas ações e outros dois instrumentos: o Programa de Governo do PT e o Plano Nacional de Educação. Portanto a análise foi realizada da a partir de dois referenciais: 1. O Programa de Governo do PT, apresentado durante a campanha de 2002, buscando avaliar sua coerência programática e sua capacidade de sustentar os compromissos assumidos; 2. O Plano Nacional de Educação, o qual deveria balizar o horizonte das políticas públicas, uma vez que se configura em um Plano de Estado com metas até 2011. O levantamento apresentado permite afirmar que ocorreram avanços, particularmente no campo da equidade, do investimento no fortalecimento dos conselhos de educação, na revisão da legislação do ensino médio e profissional, porém essas medidas não foram suficientes para imprimir uma dinâmica de acesso, permanência e equidade que viabilizasse o cumprimento das metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Educação e Exclusão (2006)

Resumo: Trata-se de pesquisa bibliográfica voltada à construção de um documento analítico sobre o contexto da educação básica no Brasil, com enfoque principal na temática da exclusão social. A Educação, no senso comum e entre os especialistas, é considerada como um dos fatores mais importantes de impacto na mudança do padrão de concentração de renda e desenvolvimento.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Estudo de caso de país: compromissos e desafios para um Brasil Alfabetizado (2006)

Resumo: Estudo encomendados pela Unesco para subsidiar a elaboração do Global Monitoring Report 2006,: relatório elaborado anualmente com dados e análises para monitoramento do Compromisso Educação para Todos, que nesse ano focalizou a alfabetização no mundo. Com base em dados secundários, faz-se um balanço da alfabetização e educação de jovens e adultos no Brasil da última década, com destaques para distribuição do analfabetismo, evolução de matrículas nos cursos de EJA, os programas de alfabetização no modelo de parceria e financiamento.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Perfil dos alunos e professores da EJA (2004)

Resumo: A pesquisa sobre perfil de alunos e professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos da SME de São Paulo foi realizada como parte do movimento da Reorganização e Reorientação Curricular da Educação de Jovens e Adultos. Seu objetivo foi fornecer dados para as equipes técnicas da Secretaria indicando potencialidades e prioridades de intervenção. São analisados dados sobre o perfil sociodemográfico e as opiniões de alunos e professores sobre o contexto e as práticas pedagógicas da EJA. No total, foram entrevistados 905 educandos e 212 professores. Com base nos resultados foi elaborado caderno síntese com dados, análises e tópicos para discussão entre professores e equipes técnicas envolvidas na reorganização curricular.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Avaliação dos resultados da implementação do Programa Bolsa Trabalho no ano de 2003 (2004)

Resumo: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo com objetivo geral de avaliar os resultados da implementação do Programa Bolsa Trabalho no ano de 2003, permitindo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da gestão Marta Suplicy (2001-2004) dispor de elementos para a correção e aprimoramento do programa.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Educação na reforma agrária (2003)

Resumo: Com o objetivo de aperfeiçoar o Pronera, o Incra e a Comissão Pedagógica do Programa solicitaram uma avaliação das atividades desenvolvidas entre 2001 e 2002. Coordenado pela Ação Educativa, o estudo foi realizado por pesquisadores universitários em assentamentos do entorno do Distrito Federal e de oito Estados (Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe).

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Educação na capital paulista: um ensaio avaliativo da política municipal 2001-2002 (2003)

Resumo: Balanço avaliativo da políticamunicipal de educação durante os dois primeiros anos da gestão Marta Suplicy em São Paulo (2001 e 2002). Foram definidos indicadores para as dimensões abrangência dos serviços educativos, qualidade social da educação, gestão democrática e financiamento. Procurou-se e a identificação de tendências e inflexões na evolução desses

indicadores.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Participação popular na gestão escolar (1996)

Resumo: Análise de políticas educacionais vinculadas à gestão democrática da escola pública e que incorporam a participação popular nas estratégias de sua melhoria. Foram realizados uma ampla pesquisa bibliográfica e três estudos de caso em Porto Alegre, Minas Gerais e Recife.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Movimentos sociais e educação no Brasil

Resumo: Classifica as iniciativas de ações coletivas locais de base quanto à sua composição e objetivos: os trabalhadores rurais sem terra, grupos indígenas e o movimento de mulheres. Mostra como esses movimentos lidam com a aquisição de conhecimentos relativos à problemática que deu origem ao próprio movimento, bem como seus esforços para ampliar o acesso à educação como direito de cidadania, que deveria ser garantido pelo Estado.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

A municipalização do ensino no Estado de São Paulo

Resumo: O autor examinou a evolução do atendimento em educação básica no Estado de São Paulo e em uma amostra de sete municípios paulistas entre 1994 e 1998. Procurou verificar a ocorrência de impactos que a implementação do Fundef causou no atendimento educacional estadual, com especial atenção aos impactos sobre a educação infantil e o ensino supletivo.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

The expanding legislation environment of adult education and trainning (parte brasileira)

Resumo: Promovida pelo Unesco Institute for Education (Hamburgo-Alemanha), o estudo integra pesquisa comparativa internacional sobre legislação de Educação de Jovens e Adultos e políticas de capacitação de adultos.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Impacto do ideário da educação popular nas políticas municipais de educação básica de jovens e adultos

Resumo: Iniciado no âmbito do CEDI e concluído em 1995, por meio de levantamento bibliográfico, coleta direta de informações e estudos de caso, objetivou a caracterização de programas municipais de educação básica de jovens e adultos e a análise do ideário que os fundamenta, especialmente em conexão com os paradigmas e indicações que emergiram da vertente da educação popular. A abrangência do estudo foi nacional, e estudos de caso foram realizados em Diadema, Porto Alegre e Recife.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Educação de jovens e adultos: uma análise da produção de conhecimento e discussão de temas emergentes

Resumo: Parte do projeto inter-institucional Juventude e Educação, desenvolvido por Ação Educativa, Faculdade de Educação da USP e Programa de Pós Graduação em História e Filosofia da Educação da PUC-SP em âmbito nacional que objetivou a atualização bibliográfica (1986/1996) e a análise de temas recorrentes na área.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

As políticas públicas de educação básica de jovens e adultos no Brasil do período 1985/1999

Resumo: Tese de doutorado realizada no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da USP. O estudo aborda a construção das políticas públicas de educação de jovens e adultos, em abrangência nacional, durante o período da redemocratização na interação entre sociedade e estado. Historia os programas nacionais desenvolvidos no período, analisa a legislação, a evolução da demanda e cobertura escolar, bem como o financiamento das políticas públicas.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Projeto integrado Juventude e escolarização (Fase I e II): produção de conhecimentos, processos sociais e políticas públicas

Resumo:Buscou-se estabelecer um recorte analítico nos estudos sobre a Educação no Brasil, integrando em um mesmo universo teórico o tema da juventude e os problemas presentes na sua escolaridade, privilegiando os segmentos juvenis de origem trabalhadora. Após a construção das primeiras bases de dados (Fase I), buscou-se ampliar o escopo de modo a incorporar a produção brasileira socializada por meio dos periódicos científicos tanto da área de Educação como de Ciências Sociais.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

O estado da arte das pesquisas em educação de jovens e adultos no Brasil: a produção discente da pós-graduação em educação no período 1986-1998

Resumo: O objetivo deste estado da arte foi o de detectar e discutir os temas emergentes da pesquisa em educação de jovens e adultos no Brasil, atualizando para o período 1986-98 as indicações do conjunto de estudos que compuseram um estado da arte da educação de jovens e adultos no Brasil para o período 1975-85. Buscou-se, num recorte temporal definido, sistematizar o campo de conhecimento, reconhecendo os principais resultados da investigação, identificando temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e aspectos inexplorados pela pesquisa.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Estado do conhecimento: juventude e escolarização

Resumo: Exprime os resultados do primeiro balanço sobre o tema juventude, realizado por uma equipe de pesquisadores de várias instituições. Os textos reunidos representam um esforço de classificação, descrição e análise desse amplo conjunto que constitui a produção discente sobre juventude em educação, em âmbito nacional.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Projeto Integrado Juventude e educação - uma análise comparativa Brasil e América Latina (Fase I e II)

Resumo: Balanço crítico da produção de conhecimento sobre o tema Juventude e Educação de Jovens e Adultos, com ênfase na produção que circula por meio dos periódicos, tanto na área de Educação como Ciências Sociais, no âmbito da América Latina, nos últimos dez anos (1990-2000). Buscou-se identificar temáticas principais, aportes teórico-metodológicos e eventuais lacunas nessa produção. Buscou-se comparar a produção que circula nos periódicos com aquela decorrente da Pós-Graduação identificando as diferenças e semelhanças temáticas e autores. Na Fase II, estudo e construção de ampla Base de Dados que articula o tema Juventude e os desafios postos na Educação de Jovens e Adultos.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Proposta curricular para a educação básica de jovens e adultos (Suplência II)

Resumo: O estudo consistiu em recolher, analisar e sistematizar informação sobre educação básica de jovens e adultos nas diversas regiões do país, especialmente no que toca ao currículo voltado à Suplência II ou nível correspondente. Buscou-se, a partir dessa análise, desenvolver um conjunto de orientações curriculares para subsidiar esses programas, abrangendo: objetivos e orientações gerais; orientações por área; relação da escola com as exigências da sociedade atual (cidadania e trabalho).

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Textos narrativos orais e escritos produzidos por jovens e adultos em processo de escolarização

Resumo: Dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da USP. Trata-se de estudo exploratório, baseado num conjunto de casos selecionados intencionalmente, analisa como jovens e adultos participantes de um curso supletivo em São Paulo (SP) elaboram autobiografias orais e escritas.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Desenvolvimento do pensamento: um estudo sobre a formação de conceitos com jovens e adultos em processo de escolarização

Resumo: dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP. Pesquisa qualitativa realizada em escola do município de São Paulo, que busca identificar mudanças que ocorrem no pensamento de jovens e adultos ao longo do processo de escolarização, no âmbito da aprendizagem de um conceito científico determinado.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa

 


 

Pró-Menino: trajetos e projetos

O presente estudo teve dois principais objetivos: contribuir para a avaliação das estratégias do Pró-Menino, programa vinculado à Fundação Telefônica que apoia iniciativas de erradicação e  do trabalho infantil e à execução de medidas socioeducativas em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade). Ainda, buscou-se sistematizar elementos orientadores para a constituição de um novo programa voltado a jovens que seria especialmente relacionado à constituição de projetos de valorização da educação, qualificação profissional e inserção decente no mundo do trabalho.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa