Juventude, Trabalho e Educação
Projeto seleciona jovens de escola pública para formação em educação PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 21 de Fevereiro de 2013 14:20

“Uma formação política para jovens que querem conhecer mais sobre direito à educação e acesso ao ensino superior”, é assim que Raquel Souza, assessora da área de Juventude da Ação Educativa define o projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), que está com inscrições abertas para sua 5ª edição.

Voltado para estudantes e ex-estudantes do ensino médio, a formação tratará de temas como direito à educação dos jovens, políticas públicas da área, qualidade da educação básica e a articulação entre ensino médio, mercado de trabalho e acesso ao ensino superior.

O curso também tem como objetivo dar aos participantes subsídios que os apoiem em suas escolhas profissionais e na construção de projetos de inserção no mundo do trabalho, por isso temas como acesso a universidades públicas, programas de ação afirmativa, bolsa de estudos para estudantes negros e oriundos de escolas públicas, e a ação de cursinhos pré-vestibulares alternativos e populares também são pautas de discussão.

De acordo com Raquel, uma das novidades desta edição serão as oficinas para produção de audiovisual e de textos. “Teremos um novo site para o projeto, que permitirá o uso de diferentes mídias e que poderá favorecer um diálogo de jovens para jovens. A produção de materiais de comunicação, sobretudo de vídeos, permite a eles conhecerem mais escolas, professores, outros jovens e locais de educação além da escola”, afirma.

Como participar

A formação dos JADEs tem previsão de duração de oito meses, com início no dia 8 de abril, e acontece por meio de dois encontros semanais na sede da Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque), em horário a ser definido de acordo com a disponibilidade dos/as selecionados/as.

As inscrições vão de 21 de fevereiro a 20 de março e devem ser feitas por meio de um formulário eletrônico (acesse aqui e faça sua inscrição). Poderão participar da seleção alunos/as e ex-alunos/as do ensino médio de escolas públicas da Zona Leste de São Paulo com renda familiar per capita (por membro da família) de até meio salário mínimo. A seleção inclui apenas um dia de apresentação da proposta do curso e outro de entrevista individual com candidatos/as para avaliar disponibilidade e interesse no projeto.

Os participantes do JADE ganham uma bolsa-auxílio mensal de meio salário mínimo do Programa Bolsa Trabalho, da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo, e um auxílio transporte mensal no valor de R$ 80, da Ação Educativa.

Formação Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE)
Público: alunos e ex-alunos do ensino médio de escolas públicas da Zona Leste de São Paulo com renda familiar per capita (por membro da família) de até meio salário mínimo
Duração: oito meses, com início no dia 8 de abril e encontros duas vezes por semana
Local: Ação Educativa - Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque – São Paulo, SP
Inscrições: de 21 de fevereiro a 20 de março, por meio de um formulário eletrônico (a seleção inclui apresentação do curso e entrevista individual)
Benefícios: conhecimento, bolsa-auxílio mensal de meio salário mínimo e auxílio transporte mensal no valor de R$ 80
Mais informações: www.acaoeducativa.org / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (11) 3151-2333

Leia também:

Seminário no Rio reúne jovens para discutir direito à cidade

Estudantes da ETEC Sapopemba participam de oficina sobre escolha profissional

Projeto leva debate sobre acesso ao ensino superior a escola pública de SP

Nova edição do Desafios da Conjuntura discute ensino médio integral

Seminário promovido pela Ação Educativa debate relações entre a educação de jovens e trabalho

 

Última atualização em Qui, 28 de Fevereiro de 2013 17:41
 

Comentários  

 
0 #2 TATIANASANTANADEJESU 06-03-2013 14:22
ESTOU MUITO RMTERESADA PARAPARTICIPA SE VOCES ME DER A CHANCE VO COM TUDO PRA CIMA ESTA VAI SER UMA GRAMDE OPORTUNIDADE PARA MIM
Citar
 
 
0 #1 Lucas 04-03-2013 13:52
Eu achei este projeto bem interessante, espero que eu seja selecionado!!!
Citar