Ação na Escola
Ação na Escola - Indicadores da Qualidade na Educação PDF Imprimir E-mail

indicadores.gifConheça o site do projeto (http://www.acaoeducativa.org.br/indicadores/)

No início de 2003, com apoio do PNUD (http://www.pnud.org.br/home/) e incentivo financeiro do UNICEF (http://www.unicef.org.br/), a Ação Educativa assumiu a proposta de desenvolver um sistema de indicadores populares de qualidade da escola. A proposta mobilizou várias instituições nacionais, além de especialistas. A coordenação do processo estava sob responsabilidade da Ação Educativa, do PNUD e do UNICEF. E nela se engajou o Inep (http://www.inep.gov.br/).

O objetivo do projeto é construir e disseminar um conjunto de indicadores educacionais qualitativos, com fácil compreensão, capaz de envolver os diferentes atores da comunidade escolar – alunos/as, professores/as, gestores, familiares, funcionários/as, representantes de organizações locais, etc - em torno de uma avaliação participativa.

Em um processo que visa à democratização da escola, a comunidade julga a situação de diferentes aspectos de sua realidade, identifica prioridades, estabelece planos de ação, implementa e monitora seus resultados.

A qualidade da escola é avaliada com base em um conjunto de dimensões: ambiente educativo, prática pedagógica e avaliação, ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, ambiente físico-escolar e acesso e permanência dos alunos na escola.

O projeto Indicadores da Qualidade na Educação – Indique – foi lançado em maio de 2004 e, a partir disto, os esforços se concentraram em sua divulgação e disseminação. Com apoio de parceiros, o material do projeto está disponível em um hot site na página da Ação Educativa e atividades de formação são realizadas com gestores e equipes escolares de redes de ensino municipais e estaduais.

A aplicação abrangeu diversas cidades e estados pelo Brasil. Em Suzano, no interior de São Paulo, o programa foi realizado em três oportunidades. A iniciativa se estendeu ainda a cidades de Londrina (PR), Curitiba (PR), Ituiutaba (MG), Salvador (BA), Itaguaí (RJ), Cuiabá (MT), Bebedouro (SP), entre outras.

A versão dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foi lançada no fórum da UNDIME (http://undime.org.br/) em maio de 2009 e sua distribuição nacional foi realizada pelo MEC e UNICEF durante o primeiro semestre de 2010. Sua elaboração foi de responsabilidade da Ação Educativa, MEC, UNICEF e UNDIME.

 




 

Comentários  

 
0 #1 EDNA MARINHO DOS SAN 23-02-2012 11:27
sou professora de matematica MASP-868112-4, trabalho na área há 12 anos e gostaria que se possível me enviassem material do projeto de acelaraçao, dos 6º, 7º 8º e 9º ano do ensino fundamental.sempre trabalhei com o ensino médio e esse ano peguei as turamas do PAV 1, PAV 2 e EJA 3.Meu endereço é: Rua Piaui-817-Bairro Santo Antonio-Pirapora-MG CEP 39.270-000 -trabalho na E.E. Fernão Dias na AV Comandante Santiago Dantas -01 - Centro-Pirapora-MG. Conto com sua colaboração para ajudar a alcançar o meu objetivo que é fazer um bom trabalho com meus alunos.
Citar