Políticas Públicas de Juventude e Participação
Projetos de jovens apoiados pela Ação Educativa são contemplados por financiamento PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Abril de 2007 21:00

Jovens apoiados pela Ação Educativa têm projetos contemplados por financiamento municipal

Nove jovens, que tiveram seus primeiros contatos com equipamentos audiovisuais durante o projeto Vídeo, Cultura e Trabalho – VCT, oferecido pelo programa Juventude da Ação Educativa, estão agora envolvidos em projetos beneficiados pela terceira edição do VAI – Programa de para a Valorização de Iniciativas Culturais. O programa da Prefeitura Municipal de São Paulo oferece apoio financeiro para atividades de jovens de baixa renda em regiões em que não há equipamentos artísticos ou culturais.

Segundo Luiz Barata, coordenador do Centro de Mídia Juvenil da Ação Educativa, “o curso buscou não só fornecer um instrumento de trabalho aos participantes, como formar interventores sociais que tivessem o vídeo como instrumento de mediação”. Essa preocupação se reflete, por exemplo, no projeto Reviravídeo, que, além do financiamento da prefeitura, conta com o apoio estratégico da Ação Educativa através do Centro de Mídia Juvenil. Para Felipe de Souza Pinto, um dos responsáveis pela iniciativa, o projeto carrega muito dos aprendizados que adquiriu no VCT. Trata-se de um curso que oferecerá tanto aulas técnicas sobre utilização de equipamentos, quanto discussões de temas do cotidiano de jovens da periferia de São Paulo. De acordo com Felipe, o curso atenderá 20 jovens do bairro do Campo Limpo. “Com um mapa de São Paulo, vamos partir da periferia para o centro e tentar compreender a construção social da cidade”, conta.

Além do Reviravídeo, a Ação Educativa apóia outros projetos que conseguiram incentivo municipal, além de projetos independentes. Através do Centro de Mídia Juvenil, espaço originado a partir do VCT, os jovens têm acesso a ilhas de edição, material audiovisual e bibliográfico. A idéia, a partir de agora, segundo Barata, é se aproximar de mais grupos oferecendo parcerias.

Última atualização em Qua, 15 de Agosto de 2007 08:59
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar