Políticas Públicas de Juventude e Participação
Seminário faz balanço das políticas de juventude e aponta desafios para o setor PDF Imprimir E-mail
Seg, 13 de Dezembro de 2010 09:53
Veja a cobertura do encontro "Políticas públicas: Juventude em Pauta 2010", realizado de 1 a 3 dezembro em São Paulo.



Entre os dias 1 e 3 de dezembro, a Ação Educativa e a Fundação Friedrich Ebert Stiftung realizaram o “Seminário Políticas Públicas: Juventude em Pauta 2010”, em parceria com Ibase, Instituto Pólis, Instituto Paulista de Juventude, Núcleo de Análises em Políticas Públicas - UFRRJ, Observatório Jovem - UFF, Observatório da Juventude - UFMG.

Mais de 200 pessoas, de todo Brasil, participaram de oficinas e debates da atividade que teve como três principais objetivos: mapear as matrizes conceituais de Políticas Públicas de Juventude em disputa;  fazer um balanço dos avanços e limites das políticas setoriais à luz das questões e demandas da juventude; e identificar desafios atuais tendo em vista a efetivação dos direitos dos e das jovens.

A primeira edição do seminário, realizada em novembro de 2002, reuniu cerca de 200 pessoas, e foi um marco no processo de constituição do campo das políticas públicas de juventude no Brasil. Desde então, foram criadas a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, elaboradas e publicadas as diretrizes para esta política nacional, também foi realizada a 1ª Conferência Nacional de Juventude, aprovada a PEC da Juventude e debatidos o Plano Nacional e o Estatuto da Juventude, que tramitam na Câmara Federal.

As mesas de debates do Seminário 2010 foram realizadas no Teatro da Aliança Francesa (SP) e foram transmitidos pela internet no site da Ação Educativa. Pela rede, ao vivo, internautas de todo país participaram dos debates enviando perguntas e sugestões. As oficinas aconteceram na Ação Educativa e no Instituto Pólis.

O seminário – que contou com o apoio da Aliança Francesa e Avina, Conjuve, Norwegian Church Aid e Viração - deve ser sistematizado e os resultados publicados em breve.

Acompanhe alguns dos principais temas discutidos no seminário.

Mesa de abertura: Políticas públicas de juventude: do que estamos falando?

Mesa de encerramento: avanços, desafios e perspectivas: um balanço

Mesa: Quem são os sujeitos do campo da juventude?

Visite o blog do seminário e veja os textos preparatórios e documentos de referência.

Última atualização em Seg, 20 de Dezembro de 2010 15:35
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar