Ação em Rede
Paulistanos insatisfeitos com políticas de educação, cultura e juventude PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Ter, 19 de Janeiro de 2010 16:42
Insatisfação geral se reflete nas áreas de educação, cultura e juventude. A nota média para as questões da educação é de 5,0; para a cultura, de 4,2; e para a juventude, de 4,6.


* Com informações do site do MNSP

A população de São Paulo está insatisfeita com o bem-estar na cidade – numa escala de 1 a 10, os paulistanos avaliam sua qualidade de vida com uma média de 4,8. Essa insatisfação geral se reflete nas áreas de políticas para a educação, a cultura e a juventude. A nota média dos paulistanos para as questões da educação é de 5,0; para a cultura, de 4,2; e para a juventude, de 4,6. Essas são algumas das conclusões da pesquisa que o Movimento Nossa São Paulo encomendou ao Ibope e lançou no último dia 19/1, em comemoração ao aniversário da cidade. Foram entrevistadas 1.512 pessoas entre os dias 2 e 16 de dezembro do ano passado.

“A pesquisa mostra que a população está insatisfeita e, ao mesmo tempo, não confia nas instituições que poderiam reverter o quadro de desigualdade, injustiça e falta de serviços públicos”, avalia Sergio Haddad, coordenador da Ação Educativa e integrante do Movimento Nossa São Paulo.

Na educação, um dos itens com maior grau de insatisfação é o respeito e a dignidade dos profissionais da educação; na área de juventude, o destaque fica para o tratamento dos policiais aos jovens; e na área de cultura, a falta de equipamentos disponíveis na cidade.

“A preocupação dos paulistanos com a dignidade e o respeito ao professor e com a necessidade de a escola acompanhar as demandas do mercado são os dois destaques que eu faria, mas precisamos ponderar, em relação a este último, que não podemos ter uma visão restrita do ensino médio como nível preparador para o mercado. É preciso pensá-lo de forma mais ampla, como formação para a vida e a cidadania”, afirma Maria Alice Setubal, do Cenpec e do GT de Educação do MNSP.  

Ao todo, foram 174 itens de satisfação medidos em relação a 25 áreas. Dentre elas, a de cultura é uma das mais mal avaliadas pela população. Confira abaixo as médias atribuídas a cada uma das áreas e acesse a pesquisa completa para ver as médias atribuídas e cada um dos itens das áreas de cultura, educação e juventude.

Confira a apresentação da pesquisa resumida
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/Pesquisa_IRBEM_Ibope_2010.pdf

Veja a pesquisa completa
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/Pesquisa_IRBEM_Ibope_2010_completa.pdf

Média das áreas pesquisadas

Relações Humanas – 6,5
Religião e Espiritualidade – 6,3
Trabalho – 6,2
Tecnologia da Informação – 6,0
Sexualidade – 5,4
Relação com animais – 5,2
Consumo – 5,2
Aparência / estética da cidade – 5,1
Saúde – 5,1
Educação – 5,0
Lazer e modo de vida – 4,7
Habitação – 4,7
Valores pessoais e sociais – 4,6
Juventude – 4,6
Meio Ambiente – 4,6
Terceira Idade – 4,4
Segurança – 4,3
Esporte – 4,3
Infância e adolescência – 4,3
Cultura – 4,2
Acessibilidade para pessoas com deficiência – 4,2
Transporte / trânsito (mobilidade) – 4,0
Assistência Social – 3,9
Desigualdade Social – 3,9
Transparência e Participação Política – 3,3

Última atualização em Ter, 19 de Janeiro de 2010 16:55
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar