Políticas Públicas de Juventude e Participação
Publicação faz balanço das políticas públicas de juventude no Brasil PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 12 de Abril de 2012 17:22

A Ação Educativa, a Fundação Friedrich Ebert e a Editora Peirópolis lançaram, na segunda-feira (23) o livro Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil, organizado por Maria Virgínia de Freitas (Magi), socióloga e coordenadora da área de Juventude da Ação Educativa e por Fernanda de Carvalho Papa, comunicadora social e ex-diretora de projetos da Fundação Friedrich Ebert no Brasil.

A publicação faz um balanço, por diferentes ângulos, da constituição no Brasil de uma agenda de políticas dirigidas aos jovens, com reflexões produzidas por pesquisadores, por jovens militantes de diferentes movimentos sociais e por gestores públicos. “Isso faz do livro um conjunto de olhares diversos e enriquecedores para quem estuda o campo das políticas públicas de juventude, atua nele ou começa a se interessar por ele”, diz Magi.

Para a Ação Educativa, assim como para a Fundação Friedrich Ebert, a publicação de tais reflexões tem o sentido de contribuir para a produção e disseminação de um conhecimento crítico, em que se possam identificar e comemorar os acertos, mas também apontar limites, dilemas e contradições das formas pelas quais a juventude tem sido tematizada na agenda pública.

O livro conta com 23 artigos produzidos entre 2010 e 2011 e o material está dividido em três partes, sendo parte I – Um balanço das políticas; II – Juventude e participação: visões de jovens militantes; e III – Concepções, Questões, Atores e a Construção das Políticas.

A publicação é fruto do Seminário “Políticas Publicas: juventude em pauta”, realizado em São Paulo, em dezembro de 2010, em a parceria com o Ibase, o Instituto Pólis, o Observatório Jovem da UFF, o Observatório da Juventude da UFMG, o Núcleo de Análises em Políticas Públicas da UFRRJ e o Instituto Paulista da Juventude, e com o apoio da Fundação Avina e da Norwegian Church Aid (NCA).

Autores

Parte I: Eliane Ribeiro; Maria Carla Carrochano; Antonio Eleilson Leite; Jorge Lyra e André Sobrinho; Glória Diógenes e Leonardo Sá; Patrícia Lânes Araujo de Souza. Parte II: Ana Lucia Rezende e Roseane Ribeiro Arévalo; Diogo Castro, Pedro Sales e Antonio Neto; Enéias Pereira; Gabriel Medina; Gabriela Barbosa; Larissa Amorim Borges; Renato Souza de Almeida e Luisa Barbosa Pereira. Parte III: Severine Carmem Macedo; Paulo Carrano; Mary Garcia Castro; Taciana Gouveia; Elisa Guaraná de Castro; Ângela Guimarães; Jorge Abrahão de Castro; Marilia Pontes Sposito; e Regina Novaes.

Serviço

Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2.073, São Paulo.
Data: 23 de abril de 2012.
Horário: das 19h às 21h30

Mais informações: www.editorapeiropolis.com.br ou pelo telefone (11) 3170-4033.

Última atualização em Qui, 26 de Abril de 2012 18:56
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar