Acontece na Ação
Ação Educativa elabora o sistema de avaliação do Brasil Alfabetizado PDF Imprimir E-mail
Seg, 08 de Março de 2004 21:00
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que técnicos da Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo (SEEA)visitarão 60 classes de alfabetização em quase todos os estados brasileiros. Esta será a primeira etapa da avaliação do Programa Brasil Alfabetizado, que prevê a aplicação de testes em 1.200 alfabetizandos.

O andamento será avaliado a partir das respostas aos questionários que serão aplicados aos alfabetizandos, a 60 alfabetizadores e a 13 gestores das instituições conveniadas ao MEC.

O sistema de avaliação, elaborado pela consultora Vera Masagão Ribeiro, que é coordenadora geral de projetos da Ação Educativa e autora do livro Letramento no Brasil, tenta verificar os resultados finais da aprendizagem. Para tanto, submete alfabetizandos a uma avaliação de leitura e escrita. Os dados serão tabulados e analisados para indicar o nível de conhecimento dos alunos.

Os alfabetizadores deverão prestar informações sobre o processo de aprendizado, como o método utilizado no curso e as dificuldades enfrentadas por eles e pelos alunos. As respostas dos educadores serão importantes, por exemplo, para a sistematização das práticas pedagógicas e dos resultados alcançados no Brasil Alfabetizado.

A escolha das instituições foi feita por sorteio. O Programa Alfabetização Solidária -- uma das maiores parceiras do MEC no programa federal -, a Alfalit Brasil e o Serviço Social da Indústria (Sesi) terão várias turmas avaliadas.
A partir do acompanhamento e da avaliação do Brasil Alfabetizado, a SEEA pretende divulgar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Programa federal, estabelecer parâmetros comuns para avaliar as aprendizagens e identificar outros benefícios associados à ação alfabetizadora, como melhoria das condições de vida de jovens e adultos envolvidos no projeto.

Clique aqui para conhecer o livro Letramento no Brasil, de Vera Mazagão Ribeiro

Fonte: Programa Alfabetização Solidária

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar