Acontece na Ação
Ação Educativa participa da Assembleia Mundial do ICAE PDF Imprimir E-mail
Seg, 28 de Março de 2011 10:16
Tema do encontro, que será realizado em junho, é a educação de pessoas jovens e adultas como chave para a transformação.

A Ação Educativa participa, entre 14 e 16 de junho, da VIII Assembléia Mundial do Conselho Internacional de Educação de Pessoas Adultas (ICAE), que acontece em Malmö, na Suécia.

O evento intitulado “Educação de pessoas jovens e adultas: a chave para a transformação” tem como principais objetivos debater o direito à aprendizagem ao longo de toda a vida e a educação para todos e todas, identificar prioridades para a educação de pessoas jovens e adultas (EPJA) e desenvolver propostas de ação globais, regionais e locais.

Sérgio Haddad, coordenador de projetos estratégicos da Ação Educativa, estará presente, e lembra que a assembleia será realizada em contexto de crise política, econômica e social, relacionada ao modelo de produção e consumo e ao crescimento das desigualdades entre países e das injustiças sociais, o que torna necessário pensar em mudanças radicais e urgentes para se “construir um mundo mais digno para todas as pessoas, onde o desenvolvimento esteja voltado para o bem viver”.

Direito Humano

Nesse sentido, é fundamental a concepção da EPJA enquanto direito humano, “forte impulsionador na melhoria da qualidade de vida da população e no acesso a outros direitos”, e que influi diretamente na melhora do sistema regular de ensino, “pois levar os pais para a escola é valorizar o local onde seus filhos estudam”, afirma Haddad.

Ele também enfatiza a necessidade de se refletir sobre as causas a que nossa prática educativa tem servido, de modo que se reforce a dimensão política da educação popular. Para tanto, é importante debater, na Assembleia, experiências educativas dos movimentos sociais, tais como a do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A assembleia acontece a cada quatro anos e reúne pessoas do mundo todo vinculadas à EPJA. Neste ano, será uma oportunidade para se refletir sobre os atuais desafios para o movimento de educação. “Não existe experiência na história da humanidade onde haja justiça social sem justiça educacional, ou justiça educacional sem justiça social. Ambas estão ligadas intrinsecamente e se alimentam mutuamente. Nossa tarefa é mostrar aos desenvolvimentistas de plantão que a humanidade quer ser feliz e que nem sempre esta felicidade é movida pelo aumento da riqueza e do consumo, que é destrutivo da própria civilização que a propõe como paradigma”, diz Haddad.

ICAE
 
Fundado em 1973, o ICAE é a principal rede global de educandos(as), educadores(as) e organizações que promovem a EPJA pela defesa do direito à educação de todas as pessoas. Além de apoiar a cooperação e a solidariedade entre redes nacionais e regionais, adota políticas de fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil do campo do ensino-aprendizagem de pessoas jovens e adultas.

Mais informações sobre a assembléia e sobre o ICAE podem ser encontradas na página eletrônica: www.icae.org.uy





Última atualização em Seg, 28 de Março de 2011 10:20
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar