Ação em Rede
Programação do Fórum de Educação da Zona Leste PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 08 de Junho de 2005 21:00

Estão programados para o mês de junho dois eventos promovidos pelo Fórum de Educação da Zona Leste.

O primeiro acontecerá no dia 8, no Sesc Itaquera. É o seminário “Desenvolvimento da Zona Leste”, também promovido pelo Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 11 6523-9200. Ao se inscrever, o interessado deve indicar a mesa da qual quer participar.

E, no dia 17, às 19h, o Fórum de Educação realizará um reunião na EE Maria Augusta de Ávila, na rua Fernandes Pereira, 690 -- Vila Santa Teresa (São Paulo- SP). O tema do encontro será os “Rumos da atuação do Fórum de Educação da Zona Leste”. Durante o evento, os participantes devem definir temas e ações prioritários na luta pelo direito à educação.

Programação do Seminário Desenvolvimento da Zona Leste

8 de junho (quarta-feira) -

9h30 - Mesa 1: Abertura

Coordenação: Valter Almeida Costa (presidente do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste)
Rodrigo Garcia (presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo)
Roberto Trípoli (presidente de Câmara Municipal de São Paulo )
Gilberto Natalini (Secretário Especial de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo )
Walter Meyer Feldman (Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras)
José Álvaro Moisés (coordenador do Curso de Gestão de Políticas Públicas da USP Leste)

10h00 - Mesa 2 : Desenvolvimento econômico da Zona Leste: problemas e alternativas

Coordenação: Ricardo Martins (diretor adjunto da Diretoria Distrital Zona Leste do Ciesp)
Edilson de Oliveira (presidente da CUT do Estado de São Paulo)
Branislav Kontic (Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos, coordenou a elaboração do Programa de Desenvolvimento da Zona Leste)
José Parziale (superintendente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital de São Miguel)
Maria Luiza G. Brandão (assessora econômica da Secretaria de Finanças do Município de São Paulo)
Silvio Sawaya (professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP)
Maria Cristina Mendonça Siqueira (professora da Universidade Cruzeiro do Sul)

11h00 - Palavra para o plenário e expositores

12h00 - Intervalo

13h30 - Apresentação das sínteses das propostas dos Encontros Locais

Propostas originárias de encontros preparatórios ao Seminário, realizados em Itaquera, São Miguel , Guaianazes e São Mateus. A apresentação das sínteses será nos dois espaços em que haverá as mesas do período da tarde, que acontecerão simultaneamente.

Espaço A (Teatro)

14h00 - Mesa 3: O Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo: diagnósticos e principais metas para o desenvolvimento com qualidade de vida contidas nos Planos Diretores Regionais da Zona Leste

Coordenação: Jorge Alberto Machado (professor da USP Leste)
Ermínia Maricato (Secretária Executiva do Ministério das Cidades)
Isaura Regina Ferraz Parente (arquiteta)
Rita de Cássia Ogera (engenheira da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo)
Milton Fiori (assessor de planejamento da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras)
José Augusto Viana Neto (presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis – Creci-SP)
Eulália Portella (consultora do Instituto Polis)

Mesa 5 – Democratização do acesso e gestão, qualidade e o desafio da maior integração com a comunidade na educação básica e superior da Zona Leste

Espaço B (Sala de Cinema)
Coordenação: Milton Alves Santos (Fórum da Educação da Zona Leste)
José Carlos Francisco (Dirigente de Ensino da Região Leste 4, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)
Iara Prado (Secretária-adjunta da Secretaria da Educação do Município)
Elie Ghanem (professor da Faculdade de Educação da USP)
Gislene Santos (professora da USP Leste)
Martha Pimenta (projeto Avizinhar, Cecae-Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP)

15h00 - Palavra para o plenário e expositores

16h00 - Mesa 4: Projetos viários e de habitação social nos Planos Diretores Regionais da Zona Leste

Coordenação: Rosane Segantin Keppke (pesquisadora em planejamento urbano)
Orlando de Almeida Filho (Secretário Municipal de Habitação)
Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva (Secretário Municipal de Infra-estrutura e Obras)
Cely de Campos Mantovani (superintendente do Escritório de Negócios Leste da Caixa Econômica Federal)
Paulo Sérgio Pinhal (coordenador do Curso de Arquitetura da Universidade Cruzeiro do Sul)

Mesa 6: Zona Leste: ações, espaços e programas culturais na região (Fábricas e Pontos de Cultura) e a questão dos Centros Educacionais Unificados

Espaço B (Sala de Cinema)
Coordenação: Susete Rodrigues (gestora do CEU Aricanduva e diretora do Grupo de Cultura do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste)
Danilo Miranda ( Sesc-São Paulo)
Célio Turino (Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura)
Representante da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Carlos Augusto Calil (Secretário da Cultura do Município de São Paulo)
Moisés Vilas Boas (presidente da AARCA e coordenador do projeto Feira das Culturas)
Representante do Fórum de Cultura de São Miguel
Representante da USP Leste

17h00 - Palavra para o plenário e expositores

18h - Encerramento

Para mais informações, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. '; document.write( '' ); document.write( addy_text1131 ); document.write( '<\/a>' ); //--> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Fórum de Educação da Zona Leste

Traços de uma história de luta pelo direito à educação

O Fórum de Educação da Zona Leste se constituiu em 1993, com a finalidade de lutar por nova qualidade de ensino, ensino público para todos (com extinção do analfabetismo), democratização da gestão da escola, melhoria salarial dos profissionais da educação, maiores recursos orçamentários para o ensino fundamental e médio.

É um fórum de debates que reúne principalmente, mas não exclusivamente, profissionais e estudantes de escolas de educação básica e líderes comunitários. Sua importância está sobretudo em contribuir para a compreensão da problemática educacional, condição indispensável para ações eficazes. Mais ainda, o Fórum procura colocar em debate aspectos de políticas educacionais com as pessoas comuns, aspectos que tradicionalmente são tratados somente por pequenos círculos de governantes e acadêmicos.

A realização dos debates do Fórum tem o fim deliberado de construir o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, promovendo o entendimento indispensável para políticas educacionais adequadas às nossas necessidades.

Foi nessa perspectiva que, além das reuniões sobre temas educacionais variados, a partir de 2001, deu-se início a um processo de elaboração participativa de um plano de desenvolvimento educativo da Zona Leste. O documento elaborado definiu três objetivos do plano: i) conceber e implementar práticas educativas que respondam a necessidades básicas da população; ii) constituir um sistema educativo que articule a maior diversidade de agentes do poder público e da sociedade civil; iii) incluir todos os indivíduos do território nos serviços educativos. Processo que envolveu centenas de pessoas e produziu 125 propostas de ação consensuais (e apenas 19 não consensuais) para realizar aqueles objetivos.

A própria realização de cinco seminários, o último dos quais ocorrido em 5 de dezembro de 2003, foi uma rica oportunidade de aprendizado para as pessoas que participaram, tendo sido convidadas escolas e outros centros educativos, públicos e comunitários, grupos locais e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, de diferentes setores (escolar, de transportes, habitacional, cultural, financeiro, esportivo etc.).

Já em novembro de 2002, o Fórum insistia em unir todos os esforços para inventar a educação de que precisamos e para realizar essa idéia. Entendia que essa seria a maneira de deixar para trás as reformas educacionais reduzidas a meras reformas escolares, as políticas educacionais que não respeitam a diversidade, a preocupação com a quantidade sem cuidado com a qualidade, as decisões políticas sem consulta pública e sem envolvimento das instituições educacionais, de seus agentes e usuários, a desarticulação entre setores governamentais e a falta de visão de longo prazo. Pretendia que a experiência de elaboração participativa de um plano local de desenvolvimento educativo fosse inspiradora para grupos situados em outras regiões, tendo em vista a construção de um plano de educação do município de São Paulo, num vasto processo de educativo.

Contar com um tal plano, além de ser um requerimento para o necessário enfrentamento dos desafios quanto à igualdade social, é uma exigência legal, estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, aprovado em 9 de janeiro de 2001 pelo Congresso Nacional (Lei No. 10.172/2001), com duração de 10 anos, devendo ser revisto neste ano.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo havia sido procurada em abril de 2003, com o mesmo intuito com que procuramos a Secretaria de Participação e Parceria em abril de 2005. A experiência acumulada na Zona Leste foi colocada à disposição para seu aproveitamento em outras áreas do Município e, além de oferecermos colaboração, solicitamos que se abrisse, a partir do poder público, uma ampla convocação, com informação por meios de comunicação de massa, para a formulação criativa e democrática de um Plano de Educação para o Município.

Lamentavelmente, incompreensões e receios de toda sorte, originadas de hostes governistas e oposicionistas, fizeram com que a Prefeitura não desse, em 2004, o passo decisivo de um relacionamento democrático com a sociedade civil na construção de política educacional. Aguardamos, ainda, a manifestação do atual Governo Municipal a respeito. Qualquer que seja sua posição, a sociedade civil da Zona Leste e do Município têm que se preparar e agir.

Elie Ghanem
Assessor do Fórum de Educação da Zona Leste

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar