Ação em Rede
31 de agosto: dia de mobilização pelo Fundeb PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Seg, 15 de Agosto de 2005 21:00

Dia 31 deste mês marcará o calendário de organizações, redes e movimentos que atuam pela qualidade da educação. A intenção é pressionar o Congresso Nacional para que inclua as creches (0 a 3 anos) no financiamento do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação). O texto da PEC 415/05 (Proposta de Emenda Constitucional) do novo fundo tramita neste momento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Congresso, que definirá se a PEC é ou não constitucional.  

A mobilização contará com o apoio da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) que elegeu agosto para discutir com parceiros a conjuntura nacional e a relação com a educação. Além da Confederação, a Campanha, o MIEIB (Movimento Interfórum de Educação Infantil), a Undime, a Fundação Abrinq, o Movimento de Mulheres, o Conanda, entre outras organizações e movimentos, também estarão no evento. Outras atividades ainda estão sendo discutidas.  

A idéia de pressionar os parlamentares foi apresentada como proposta da Campanha no Seminário Pelas Creches no Fundeb, que aconteceu dia 29, em São Paulo. O evento foi realizado pela Fundação Abrinq, em parceria com diversas organizações, fóruns e redes. Dele participaram cerca de 300 pessoas - entre especialistas, educadores e representantes de movimentos, organizações, secretarias, sindicatos, conselhos da infância e da adolescência - que, a partir de objetivos comuns,  discutiram os impactos dessa exclusão, possibilidades de articular e mobilizar redes e qualificar esse debate de proporção nacional.  

A deputada Iara Bernardi, atual relatora da CCJ, foi uma das palestrantes do seminário, e esclareceu os/as participantes sobre o processo de tramitação. Iara é membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e da Bancada Feminina no Congresso.

Campanha Nacional pelo Direito à Educação 

Última atualização em Ter, 14 de Agosto de 2007 14:40
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar