Ação em Rede
Mais de 230 mil pessoas participaram da Semana de Ação Mundial em 2010 PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 09 de Setembro de 2010 12:29
Atividades tiveram como pano de fundo a iniciativa ’1GOL: Educação para Todos’.

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

As atividades da SAM (Semana de Ação Mundial) reuniram mais de 230 mil pessoas em 2010. O foco foi uma combinação entre discussões sobre financiamento da educação e atividades ligadas ao futebol e a outras modalidades esportivas. No total foram 182 ações que se estenderam de 6 de abril a 25 de junho. O período oficial da SAM no Brasil foi de 25 a 30 de abril, mas normalmente o calendário se expande, em função da grande quantidade e diversidade de instituições, organizações e grupos que participam da Semana e pela amplitude geográfica do Brasil, o que envolve complexidade de agenda e dificuldade de concentração de ações em um determinado período.

O número supera em 46% a quantidade de envolvidos na SAM 2009, confirmando uma tendência de alta na participação popular que vem acontecendo nas últimas quatro edições. No ano passado foram 107 mil pessoas, em 2008 foram 82 mil e em 2007 foram 62 mil. O crescimento no período foi da ordem de 272%.

A atividade principal da SAM 2010 foi o lançamento da iniciativa '1GOL: Educação para Todos', no dia 31 de maio, no Maracanã. Mais de cem pessoas compareceram à Tribuna de Honra do estádio para acompanhar a primeira exibição pública da versão brasileira do filme do 1GOL. O craque Zico foi o destaque do evento, que contou ainda com a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, com  representantes de organizações da sociedade civil, do governo e de clubes de futebol.

O '1GOL: Educação para Todos' é uma parceria entre a CGE (Campanha Global pela Educação) e a Fifa para pressionar os governos a cumprirem as metas do programa Tratado Educação para Todos (EPT, Unesco, Dakar/Senegal, 2000) e garantir, prioritariamente, que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação até 2015. No Brasil, o '1GOL' é coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que também integra o grupo gestor da iniciativa em nível internacional.

Atividades políticas e esportivas - Outras ações se espalharam por todo o território nacional. Boa parte delas teve caráter esportivo e mobilizou atletas locais, torcedores, profissionais da educação, estudantes e familiares. No Espírito Santo, por exemplo, jogadores da seleção de futebol de areia de Vitória entraram em quadra com camisetas e faixas da iniciativa '1GOL' durante a final do torneio capixaba de futebol de areia. A atividade aconteceu no dia 1º de maio em Cariacica.

Houve também eventos com teor político, como o debate sobre o Custo Aluno-Qualidade Inicial sob a perspectiva de utilizar o estudo da Campanha nacional pelo Direito à Educação como base para o financiamento da educação pública no Brasil. A atividade aconteceu em São Paulo, no dia 28 de abril. Uma semana depois, em 5 de maio, o CAQi foi aprovado pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) na forma da Resolução 08/2010.

Em mais e 100 municípios, aconteceram oficinas, reuniões, rodas de conversa, seminários, debates, palestras, formação de educadores, encontros de comunidades escolares, peças teatrais, gincana escolar, exibições de filmes, jogos de futebol, passeatas, exposições, pesquisas, roda de leitura esportiva, entre muitas outras ações. Essas atividades foram desenvolvidas em escolas do ensino fundamental e médio, em conselhos municipais e estaduais de educação, creches, universidades, centros culturais, sindicatos, bibliotecas, associações comunitárias, praças e ruas. “Vamos incentivar que as organizações, grupos, cidadãos e cidadãs que participaram da SAM continuem mobilizados em torno da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, discutindo temas como o novo Plano Nacional de Educação”, afirma Iracema Nascimento, coordenadora executiva da Campanha.

Semana 2011 – O tema da Semana de Ação Mundial 2011 estará ligado à educação de mulheres e meninas. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação já iniciou seu planejamento para as próximas atividades. A meta é envolver pelo menos 300 mil participantes e chegar aos 26 estados do país e ao Distrito Federal pelo terceiro ano seguido. Organizações, escolas e pessoas que tiverem interesse em participar da SAM 2011 já podem entrar em contato com a Campanha pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (11) 3159-1243 e (11) 8793-7711.

Para ver fotos de algumas das atividades faça o download do arquivo flash com extenção 'exe' ou clique aqui.
http://arquivo.campanhaeducacao.org.br/banners/SAM_2010_fotos.swf
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar