Ação em Rede
Blog relata discussões do seminário FSM "10 anos depois" PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Ter, 15 de Dezembro de 2009 13:28
Encontro ocorreu de 25 a 29 de janeiro em Porto Alegre (RS), como parte do processo do FSM 2010. Ação Educativa integra grupo de reflexão.



O Fórum Social Mundial completará, em janeiro de 2010, dez anos de existência, e o Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo FSM, formado por ativistas brasileiros identificados com o Fórum desde sua formação, promoverá um seminário cujo propósito central é prospectar os desafios que se colocam, daqui para frente, para o processo que animamos. Este Seminário estará inserido no Fórum Social Dez Anos - Grande Porto Alegre, que ocorrerá de 25 a 29 de janeiro em Porto Alegre e cidades vizinhas.

Um grupo de lideranças do processo Fórum está dando início aos debates através da produção de artigos de análise e reflexão, disponíveis no blog http://seminario10anosdepois.wordpress.com/.


O seminário

O mundo se alterou muito desde o 1º FSM, em janeiro de 2001. Guerras de dominação foram travadas; o balanço de forças entre as potências hegemônicas e a geopolítica global foram profundamente alterados; a economia capitalista, que em 2001 conheceu uma breve recessão, recuperou-se nos anos seguintes e se expandiu fortemente, para mergulhar em uma nova crise em 2008, agora muito mais intensa e profunda; as desigualdades sociais e internacionais se ampliaram; o cenário latino-americano foi transformado com a eleição de governos identificados, em maior ou menor grau, com movimentos populares; as crises energética e alimentar eclodiram, afetando bilhões de pessoas; a crise ambiental se agravou enormemente, em especial pelo aquecimento global. Entramos em um período que alguns têm caracterizado como de convergência de crises e outros de crise de civilização.

O Seminário “10 anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível” tem por objetivo central examinar os novos desafios com os quais nos confrontamos e projetar caminhos futuros que o FSM poderá percorrer, na desafiadora conjuntura global que se abre. Mas quer também realizar uma reflexão mais sistemática sobre o que fomos capazes de realizar até aqui, nossos erros e acertos, nossa dinâmica institucional. É, neste sentido, um seminário de reflexão estratégica dirigido para os ativistas mais envolvidos no processo FSM.


Última atualização em Seg, 01 de Fevereiro de 2010 11:58
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar