Juventude, Trabalho e Educação
Lançado "Letramentos no Ensino Médio". Professores podem adquirir gratuitamente. PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 01 de Abril de 2009 14:52

Livro, lançado no último dia 25, compartilha experiências e sugestões, trazendo relatos de estudantes e professores da rede púbica.




O livro “Letramentos no Ensino Médio” pretende abrir um diálogo com professores sobre as práticas de escrita e leitura dos jovens, dentro e fora da escola. Escrito por Ana Paula Corti, Ana Lúcia Souza e Márcia Mendonça, educadoras que trabalham com jovens em projetos da Ação Educativa, o livro compartilha experiências e sugestões, trazendo falas e relatos de estudantes e professores da rede púbica.

O objetivo principal é auxiliar professores e educadores das várias disciplinas do Ensino Médio a apoiar o processo de letramento dos adolescentes. Para Valéria Leão de Campos, professora de história da rede pública estadual, “o livro é um instrumento muito bacana para trabalhar a leitura em sala de aula. Mesmo para outras disciplinas que não a de Língua Portuguesa, ele pode apoiar o trabalho de leitura”.

“No lançamento, os professores indicaram que escutar os jovens e conhecer os diferentes universos em que vivem ainda é um desafio e que o livro contribui nessa tarefa”, afirma Ana Paula, assessora do programa Juventude da Ação Educativa. Ela acrescenta “que as muitas tarefas escolares tem como pressuposto que o aluno já sabe realizar a atividade. Alguns exemplos são os resumos e seminários, que na verdade são procedimentos que devem ser ensinados. Isso é algo que o livro traz – como o professor pode auxiliar os alunos na realização de tarefas escolares que são corriqueiras”. A obra também enfatiza a importância da leitura e da escrita como instrumentos de auto-conhecimento para os jovens.

“Os coordenadores e professores que estavam presentes [no lançamento], apesar de terem tido pouco tempo para ler o livro, demonstraram bastante satisfação com a estrutura e as propostas da obra. Vários coordenadores também se mostraram interessados em levar o livro para suas escolas,” afirmou a professora Valéria.

O livro pode ser solicitado gratuitamente por professores do Ensino Médio. Veja como.

Última atualização em Qua, 09 de Novembro de 2011 16:16
 

Comentários  

 
0 #1 Eliene G. Magalhães 13-03-2013 16:01
Quero muito receber esse livro para trabalhar com minhas turmas.
Citar