Ação na Justiça
SP: Movimentos em defesa da educação infantil se posicionam contra atuais medidas da prefeitura PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Ter, 17 de Março de 2009 12:55
Reunião entre os quatro principais movimentos paulistas em defesa da educação infantil propõe o aumento de vagas com qualidade, se opões às PPP’s e articula reuniões bimestrais na Câmara Municipal.


Mais de dez entidades representantes do Fórum de Educação Infantil das Entidades Conveniadas, Fórum Paulista de Educação Infantil, GT de Educação do Movimento Nossa São Paulo e Movimento Creche para Todos construíram um posicionamento crítico à política da Secretaria Municipal (SME) de Educação de São Paulo para a Educação Infantil. As organizações se encontraram na primeira semana de março, para pensar ações conjuntas para o ano de 2009 na cidade.

Dentre os principais aspectos defendidos pelo grupo, estão o aumento de vagas de forma qualitativa – grupos menores, em tempo integral e com supervisão adequada –, atendendo de forma integral crianças de 0 a 5 anos e priorizando as áreas de maior vulnerabilidade social. As parcerias público-privadas propostas pela SME foram consideradas inadequadas para a garantia da educação de qualidade, já que, ao admitirem a obtenção de lucro por meio do oferecimento de educação infantil, descaracterizam a prioridade absoluta que deve permear essa atividade: a de mobilizar todos os recursos a disposição para sua implementação e garantia de sua qualidade. 

A partir desta reunião, os movimentos buscarão dar continuidade à formulação de propostas conjuntas para ampliação do acesso à Educação Infantil e discutirão os parâmetros mínimos de qualidade a serem alcançados na cidade de São Paulo.

Além disso, os quatro movimentos passarão a integrar de forma conjunta o Fórum de Discussão sobre a Educação Infantil no Município de São Paulo (organizado originalmente pelo Movimento Creche para Todos), a cada dois meses, realizado em articulação com 3 Comissões da Câmara Municipal (Criança, Adolescente e Juventude; Educação e Direitos Humanos). Em breve será divulgado o calendário de reuniões, juntamente com os temas a serem debatidos.

A Ação Educativa integra o GT de educação do Movimento Nossa São Paulo e o Movimento Creche para Todos.


Última atualização em Qua, 25 de Março de 2009 14:43
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar