Educação de Jovens e Adultos
Fórum Internacional e Sociedade Civil preparatório da CONFINTEA VI sai fortalecido do FSM 2009 PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 19 de Fevereiro de 2009 14:36
A 9ª edição do Fórum Social Mundial, realizada em Belém do Pará entre os dias 27 de janeiro e 02 de fevereiro, foi espaço fértil de troca de experiências e fortalecimento do projeto de realização do Fórum Internacional e Sociedade Civil (FISC) – preparatório a CONFINTEA VI.


“No FSM, várias atividades foram realizadas vinculadas à CONFINTEA. O ICAE organizou uma plenária ampla, onde foram discutidas as participações da sociedade civil nos encontros preparatórios das regiões africana, latino-americana e asiática. Além do mais, foi apresentada a forma como o Brasil se organizou para construir o documento nacional e sua participação no regional. Também foi apresentada e discutida a idéia do Fórum Internacional da Sociedade Civil preparatória à CONFINTEA VI. Foram dadas sugestões sobre o seu formato e discutidas as formas de mobilizar as pessoas para participar do FISC”, recorda Sergio Haddad, coordenador geral da Ação Educativa.

Ele se refere à atividade do dia 29 de janeiro, quando representantes de movimentos sociais e redes em Educação de Pessoas Jovens e Adultas apresentaram e discutiram a proposta de realização do FISC. Num primeiro momento da atividade, representantes de diferentes partes do mundo puderam falar sobre a mobilização da sociedade civil em suas respectivas regiões, apresentar um balanço das reuniões preparatórias regionais organizadas pela UNESCO/UIL e expressar suas expectativas quanto à realização e participação no Fórum de Sociedade Civil (FISC) e na CONFINTEA VI.

Giovanna Modé da Campanha latino-americana pelo direito a educação representou a América Latina com Ionilton Aragão, do Fórum MOVA Brasil. Representando experiências dos movimentos de sociedades civis asiáticas e africanas, participaram da atividade Tanvin Muntasim da rede asiática ASPBAE (Escritório Asiático do Pacifico - Sul de Educação de Adultos) e Diarra Mahmadou da Plataforma Africana.

Em seguida, Sergio Haddad, coordenador geral da Ação Educativa, e Celita Eccher, do ICAE - Conselho Internacional de Educação de Pessoas Jovens e Adultas apresentaram o projeto do Fórum Internacional de Sociedade Civil, mostrando brevemente seu histórico de idealização assim como sua proposta de funcionamento.

Durante o evento, novos movimentos e entidades agregaram forças à construção do FISC. Um exemplo disso foi a consolidação de parcerias com as Universidades Federal e Estadual do Pará. “Realizamos uma reunião com um pequeno núcleo que se encarregará de ser o grupo apoiador em Belém para a realização do FISC. Ele trabalhará em conjunto com o grupo nacional, que se reúne em São Paulo e congrega várias organizações e movimentos que têm caráter nacional, e com o internacional, mobilizado pelo ICAE”, explica Haddad.

Durante a Assembléia Final de Educação (inovação na metodologia do FSM deste ano, que reuniu as propostas da área de educação levantadas ao longo do encontro) a secretária geral do FISC, Ludmila Carvalho, expôs as principais propostas do Fórum e diversos novos colaboradores de diversas partes do país que se juntaram à rede de apoio ao projeto.

Durante os dias de realização do FSM, diversas outras atividades referenciaram a CONFINTEA VI e mobilizaram pessoas e organizações a participarem do FISC nos dias 17 e 18 de maio de 2009.

* Colaborou Ludmila Carvalho

Última atualização em Qua, 25 de Fevereiro de 2009 12:55
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar