Ação na Escola
Participantes de oficinas regionais elogiam os Indicadores da Educação Infantil PDF Imprimir E-mail
Qui, 25 de Setembro de 2008 13:38
Cerca de 750 pessoas participaram das seis oficinas, que ocorreram em todo o país e contribuíram para a construção do projeto. No final de outubro, ele será analisado novamente pelo GT Nacional

No último trinta dias, o projeto “Indicadores de Qualidade na Educação Infantil"* realizou oficinas em cada região do país. Vanda Ribeiro, coordenadora do projeto, considerou os encontros um sucesso.

Cerca de 750 pessoas participaram das seis oficinas, entre pedagogos, professores, representantes de secretarias de Educação, que faziam grupos de discussão e debatiam o projeto apresentado. A coordenadora afirma que os presentes louvaram a iniciativa.

Ribeiro afirma que, entre os pontos elogiados, os integrantes das oficinas apontaram o respeito pelas especificidades de cada região e instituição como outra grande qualidade do projeto. Ela deu como exemplo de especificidade a região Amazônica, onde a acessibilidade é uma questão importante para as populações ribeirinhas. Segundo a coordenadora, eles também ressaltaram a ênfase da participação da família na instituição de educação infantil e a discussão da política de convênios.

Atualmente, o projeto está na fase de incorporação das sugestões feitas nas oficinas regionais. No dia 29 de outubro, ele será analisado novamente pelo GT Nacional, que terá uma versão preliminar. A expectativa é de que seja feito um teste em 14 unidades de educação do país em novembro. No mês seguinte, representantes dessas unidades virão a uma reunião com o GT nacional para uma última discussão. O documento final será lançado em maio de 2009, no Encontro Nacional da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

* O projeto “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” é uma iniciativa da Ação Educativa em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Unicef e a Fundação Orsa. O objetivo, a exemplo dos indicadores voltados para o Ensino Fundamental, é ajudar a comunidade local a avaliar e melhorar a qualidade da sua instituição, neste caso, de educação infantil. MEC, Unicef e Fundação Orsa financiam o projeto. Além dos financiadores, fazem parte da coordenação da iniciativa a Ação Educativa e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação - Undime.

** * O Grupo Técnico dos indicadores é formado pela Ação Educativa, ANPEd/Unicamp, Avante, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CEALE – Fae/UFMG, CEERT, Cenpec, Cindedi (USP Ribeirão Preto), Conselho Nacional de Educação, Fé e Alegria, FEUSP, Fundação Abrinq, Fundação Carlos Chagas, Fundação Orsa, Fundação Victor Civita, Instituto AvisaLa, Instituto Girassol, IPEA, MEC, MIEIB, UFAL, UFCE, UFG, UFPA, UFRJ, Uncme, Undime, Unesco, Unicef e Todos pela Educação.

Última atualização em Qui, 25 de Setembro de 2008 14:21
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar