Ação em Rede
A Ação Educativa e o apoio ao movimento cultural de periferia PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Seg, 28 de Julho de 2008 07:37
Realizar a Semana Hip Hop pela oitava vez já nos permite dizer que estamos criando uma tradição. Na última semana de julho o hip hop toma conta da Ação Educativa.


Este ano, a Semana de Cultura Hip Hop chega à sua oitava edição. E, a cada uma, se consolida o apoio da Ação Educativa ao movimento hip hop e ao movimento cultural periférico a partir do Espaço de Cultura  e Mobilização Social. Realizar o evento pela oitava vez já nos permite dizer que estamos criando uma tradição. Na última semana de julho o hip hop toma conta da Ação Educativa.

O Espaço, formalmente constituído enquanto programa na organização há dois anos, articula núcleos culturais: Literatura Periférica, Hip Hop, Rodas de Samba de Comunidade e  Grafite . Também mantém um Centro de Mídia Juvenil, onde jovens que atuam em suas comunidades têm acesso a equipamentos, acervos multimídia e oportunidades de capacitação. Além disso, edita a Agenda Cultural da Periferia, um guia com eventos culturais nas áreas periféricas de toda Região metropolitana de São Paulo.

Os principais objetivos deste espaço são fortalecer a produção artística de grupos atuantes nas periferias urbanas e democratizar o acesso aos circuitos de produção e circulação cultural. Tudo isso, aliando a cultura ao fomento da solidariedade e da cidadania.

A oitava edição da Semana de Cultura hip hop (que começou dia 28 e se encerra dia 1 de agosto) marca o debate sobre as relações entre a educação e o hip hop e traz as controvérsias de um estilo musical que, cada vez mais pop, busca manter o ímpeto da denúncia e combina-lo com o “show business”, que passou a fazer parte da cultura e a ditar tendências nesse meio. E pelo menos outros dez eventos aconteceram em paralelo à Semana pela Região Metropolitana de São Paulo trazendo à cena estas e outras questões.

O fato é que a cultura hip hop ferve como nunca. E é pertinente uma reflexão permanente sobre seus princípios e sua essência. É com esta reflexão que a Ação Educativa tem contribuído de maneira permanente e todos os anos, com as semanas dedicadas ao movimento.

Última atualização em Ter, 29 de Julho de 2008 12:39
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar