Na Ação
1964-2014: Após 50 anos do golpe militar, democracia e autoritarismo são temas de debate promovido pela Ação Educativa PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Seg, 24 de Março de 2014 18:16

Encontro pretende refletir sobre o cenário de repressão militar e criminalização dos movimentos sociais que ainda persiste como herança autoritária da ditadura brasileira

Com o tema “50 anos do golpe e...?”, Ação Educativa realiza, no dia 31 de março, o primeiro encontro Ação em Debate, nova iniciativa que amplia os espaços de formação política da organização, com temas da conjuntura atual. Os encontros vão acontecer na última segunda-feira de cada mês, a partir das 19h30.

Na data que marca o cinquentenário do golpe que impôs ao Brasil 21 anos de um regime autoritário, a abertura fica por conta da intervenção cênica “Três metros quadrados”, idealizada pela Kiwi Companhia de Teatro. A apresentação é baseada em depoimentos de ex-prisioneiros/as políticos/as e em materiais documentais sobre violação de direitos humanos, para abordar temas relacionados a violência institucional durante os períodos ditatoriais de países latino-americanos.

A ideia nasceu do projeto “Morro como um país – a exceção e a regra”, desenvolvido desde 2012, resultado de três anos de pesquisas que incluíram estudos teóricos, viagens, reuniões e análises de material iconográfico e musical, além da participação em seminários e acompanhamento de coletivos que lutam por memória, verdade e justiça.

Para estimular o debate, também estão entre os convidados Camila Gibin, integrante do Coletivo Anastácia Livre e José Correa, pesquisador e professor universitário.

Inscrições

Para se inscrever, basta mandar nome e contato para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Mais informações pelo telefone (11) 3151-2333, ramais 122, 129 ou 160.

Ação em Debate: 20 anos em Ação

Em 2014, a Ação Educativa comemora 20 anos de uma trajetória de luta pela defesa e implementação dos direitos humanos e pela ampliação da democracia, fortalecendo a nossa identidade com a educação popular. Muitas serão as rodas de conversas, os debates e espaços voltados à reflexão sobre as diferentes realidades de nosso país. O Ação em Debate é mais uma iniciativa que se soma a este objetivo, integrando a dimensão formativa de nossa organização. Saiba mais sobre esta e outras ações voltadas à Formação em Direitos Humanos. Acesse www.acaoeducativa.org/fdh e confira!

Serviço

1º Encontro Ação em Debate
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660)
Data/horário: 31 de março, a partir das 19h30
Inscrições: Pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Última atualização em Seg, 24 de Março de 2014 18:20
 
Em defesa do direito às manifestações de rua PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 27 de Fevereiro de 2014 19:28

Os flagrantes de violência policial contra manifestantes que se reuniram em São Paulo no dia 22 de fevereiro, no ato Não Vai Ter Copa, são mais um sinal de alerta da crescente ameaça que a democracia brasileira vem sofrendo. A força descomunal na ação repressiva, aliada à atuação da mídia, tem criminalizado todo o movimento reivindicatório, tomando como bode expiatório a violência de uns poucos, e apenas de um lado. Somada a isso,, ganham espaço iniciativas legislativas que põem em risco o exercício do direito à livre manifestação, um dos pilares da democracia e do Estado democrático de direito. Segundo levantamento realizado pela ONG Artigo 19, encontram-se em tramitação no país 21 projetos de lei sobre protestos de rua com esse teor, 14 deles em nível federal.

 
Adiamento da Conae: em defesa do direito à participação PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Sex, 14 de Fevereiro de 2014 14:06

No dia 24 de janeiro, a menos de um mês da data prevista para a realização da 2ª Conferência Nacional de Educação, o Fórum Nacional de Educação (FNE) veio a público para anunciar o adiamento da Conae para novembro. Na verdade, como posteriormente sabido, o adiamento foi uma “saída política”, proposta e negociada por organizações e movimentos que compõem o Fórum Nacional de Educação, frente à decisão unilateral do Ministério da Educação pelo cancelamento da Conferência. Decisão esta anunciada na última reunião do Fórum, no dia 23 de janeiro, surpreendendo as representações de movimentos e organizações da sociedade civil, e justificada em decorrência de problemas de ordem administrativa.

Última atualização em Qua, 19 de Fevereiro de 2014 17:12
 
Resultados do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2013/4 PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 13 de Fevereiro de 2014 19:02

No dia 29 de janeiro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou o Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2013/4.

Última atualização em Qui, 13 de Fevereiro de 2014 19:14
 
Ação Educativa prorroga edital de prestação de serviço para mapeamento de recursos educacionais abertos PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Seg, 06 de Janeiro de 2014 17:02

A Ação Educativa prorrogou para esta sexta-feira (10/01) o prazo para envio de currículos para edital de prestação de serviço de mapeamento de Recursos Educacionais Abertos (REA) e práticas de construção de conteúdo colaborativo em projetos Wikimedia. O prazo inicial se encerrava nesta segunda-feira (06/01).

Última atualização em Seg, 06 de Janeiro de 2014 17:29