Na Ação
Posicionamento da Ação Educativa sobre a Reforma no Ensino Médio (MP nº746/2016) PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 28 de Setembro de 2016 14:40

A decisão do Governo Federal em apresentar uma reforma do ensino médio por meio de uma Medida Provisória (MP) constitui mais uma decisão autoritária na área educacional que fere o princípio constitucional da gestão democrática e contraria o investimento na construção de uma institucionalidade participativa nas políticas educacionais e da juventude, ocorrido nas últimas décadas. A MP nº 746, de 2016, estabelece mudanças drásticas na oferta do ensino médio no Brasil sem permitir a devida discussão pelos diferentes setores educacionais, partindo de um diagnóstico limitado e ignorando o importante acúmulo existente nesse campo.

Última atualização em Qui, 29 de Setembro de 2016 17:08
 
Nota pública: Nos manteremos em luta e resistiremos PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 31 de Agosto de 2016 21:43

A Ação Educativa reitera o repúdio ao golpe parlamentar midiático que depôs a presidenta eleita Dilma Rousseff em um processo encabeçado por setores das elites brasileiras, cujo conteúdo não se sustenta e não justifica o desfecho através do impedimento.

Última atualização em Qua, 31 de Agosto de 2016 21:47
 
Resistir aos retrocessos e avançar: Ação Educativa continua na luta PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 19 de Maio de 2016 15:44

A Ação Educativa, com 22 anos de atuação na defesa da democracia e da justiça social, repudia o golpe que afastou de seu cargo a presidenta eleita Dilma Rousseff, sem que ela tenha cometido crime que justifique tal medida extrema. Entendemos que a manobra, que supostamente responderia ao anseio popular de pôr fim à corrupção, de fato visa aniquilar importantes avanços que a sociedade brasileira realizou nos últimos anos.

Última atualização em Qui, 19 de Maio de 2016 16:17
 
Contribuição pública da Ação Educativa ao processo de consulta nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 16 de Março de 2016 10:41

A organização não governamental Ação Educativa vem apresentar sua contribuição ao processo de consulta pública virtual sobre a proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovido pelo Ministério da Educação.

Última atualização em Qua, 16 de Março de 2016 12:30
 
Nota de Falecimento - Josias de Souza PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 25 de Fevereiro de 2016 14:24

A Ação Educativa repudia e lamenta o assassinato de Josias de Souza, jovem de 16 anos que integrava o projeto “Segura essa Ideia: Jovens Articuladores pelo Direito à Segurança”, formação realizada na região de Sapopemba, sobre violência contra juventude, desigualdades raciais e de gênero, na perspectiva dos Direitos Humanos.

Josias, que era carinhosamente chamado de Chaveirinho pelo grupo, segundo relatos iniciais, teria sido morto pela Polícia Militar na noite do último sábado (20 de fevereiro). Bem sabemos que o fato de ser negro, pobre e periférico, do sexo masculino e estar na faixa etária de 15 a 29 anos, o insere no grupo social que mais tem sido vitimado pela violência de Estado no Brasil.

O que torna a morte de Josias ainda mais dramática é justamente o fato dele ser participante ativo e interessado de um projeto que se propõe a pensar soluções para a questão da segurança pública, de modo a garantir o direito a uma vida digna a outros jovens como ele.

Fatos como este, que integram um processo de matança sistemática de jovens com esse perfil, chamado pelos movimentos sociais de Genocídio da Juventude Negra, reforçam a necessidade de ampliar os investimentos e consolidar a implementação de políticas públicas que visem desconstruir uma cultura de violência comum a territórios marginalizados das grandes metrópoles.

Não podemos silenciar nossa tristeza e indignação. Exigimos do Ministério Público de São Paulo agilidade na apuração das circunstâncias em que ocorreu este assassinato que privou familiares e amigos do convívio de Josias.

Em nome de toda a equipe da Ação Educativa,


Vera Masagão Ribeiro
Coordenadora-geral
Última atualização em Sex, 26 de Fevereiro de 2016 15:33