Na Ação
No marco de seus 20 anos, Ação Educativa promove seminário sobre práticas de educação popular na atualidade PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 14 de Maio de 2014 17:34

Encontro debate a relação da educação popular com o Estado, movimentos sociais e novas ações coletivas e apresenta experiências de outros países

 
Editorial PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 07 de Maio de 2014 21:27

“No dia 31 de março de 1964, um golpe militar no Brasil destituiu o governo do presidente João Gourlart e uma ditadura foi implantada de forma violenta, com restrições de direitos civis para a população. Anos antes, em 1954, militares haviam tomado o poder na Guatemala e no Paraguai. Em 1973, caíram os governos civis do Chile e do Uruguai e, em março de 1976, o da Argentina. Depois foi a vez do Peru, Bolívia e outros países da América Central. A democracia na América Latina que, tradicionalmente, já era frágil, entrava em mais um período de retrocesso, com apoio de suas elites, que não abriam mão dos seus privilégios, os militares como atores, e as bênçãos dos Estados Unidos.”

Última atualização em Qua, 07 de Maio de 2014 21:49
 
Ação Educativa + 20 PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 07 de Maio de 2014 15:38

Neste maio, a Ação Educativa completa 20 anos. Duas décadas de presença na luta por direitos educativos, culturais e da juventude, conectando pessoas, organizações e movimentos com quem compartilhamos nossos valores e visão sobre como construir uma sociedade mais justa e democrática, um novo paradigma de desenvolvimento, pautado pela sustentabilidade. Vamos comemorar esse aniversário especial ao longo de todo o ano de 2014, com um calendário de eventos e lançamentos de publicações, culminando numa grande festança no final do ano.

Última atualização em Qua, 07 de Maio de 2014 20:37
 
Venezuela é tema de debate na Ação Educativa na segunda-feira (28) PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 24 de Abril de 2014 16:55

Com o tema “A Venezuela em Debate”, a Ação Educativa realiza na segunda-feira (28/04) o segundo encontro Ação em Debate, nova iniciativa que amplia os espaços de formação política da organização, com temas da conjuntura nacional e internacional. Os encontros sempre acontecem nas últimas segundas-feiras de cada mês, a partir das 19h30.

Neste momento marcado pela disputa política e pela pressão internacional, a ideia é informar e refletir sobre a conjuntura da Venezuela, disputas pelo poder e as atuais mobilizações. Na abertura, teremos a exibição de trechos do documentário “Ao Sul da Fronteira”, de Oliver Stone, que viaja por seis países da América do Sul e Cuba entrevistando seus presidentes e analisando o modo como a mídia acompanha cada governo, bem como, lida com os Estados Unidos e organismos internacionais, como o FMI.

A proposta é refletir sobre a atual situação política da Venezuela com os convidados Igor Fuser, professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Mauricio Santoro, assessor de Direitos Humanos da Anistia Internacional Brasil. A mediação ficará por conta da coordenadora executiva da Ação Educativa, Vera Masagão.

Confira aqui dicas de leitura e outras sugestões relacionadas a temática.

Ação em Debate: 20 anos em Ação

Em 2014, a Ação Educativa comemora 20 anos de uma trajetória de luta pela defesa e implementação dos direitos humanos e pela ampliação da democracia, fortalecendo a nossa identidade com a educação popular. Muitas serão as rodas de conversas, os debates e espaços voltados à reflexão sobre as diferentes realidades de nosso país. O Ação em Debate é mais uma iniciativa que se soma a este objetivo, integrando a dimensão formativa de nossa organização. Saiba mais sobre esta e outras ações voltadas à Formação em Direitos Humanos, acesse: www.acaoeducativa.org/fdh e confira!

Serviço
2º Encontro Ação em Debate: Venezuela
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660)
Data/horário: 28 de abril, a partir das 19h30

Última atualização em Qui, 24 de Abril de 2014 17:33
 
1964-2014: Após 50 anos do golpe militar, democracia e autoritarismo são temas de debate promovido pela Ação Educativa PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Seg, 24 de Março de 2014 18:16

Encontro pretende refletir sobre o cenário de repressão militar e criminalização dos movimentos sociais que ainda persiste como herança autoritária da ditadura brasileira

Última atualização em Qui, 24 de Abril de 2014 17:22