Na Ação
Pátria Educadora: por mais participação, transparência e compromisso governamental com uma educação pública de qualidade PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 21 de Maio de 2015 15:21

A Ação Educativa, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 20 anos defende o direito humano à educação, somando-se a várias organizações que se pronunciaram sobre o documento Pátria Educadora: A Qualificação do Ensino Básico como Obra de Construção Nacional, publicado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em versão preliminar no final de abril de 2015, vê com grande apreensão o fato do mesmo, expressando projeto prioritário do governo,  não ter como referências o Plano Nacional de Educação e as deliberações da Conferência Nacional de Educação.

Última atualização em Qui, 21 de Maio de 2015 16:23
 
Fórum Social Temático Reforma Política: pela democratização do poder é lançado em São Paulo; entenda a proposta PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 25 de Março de 2015 12:59

Iniciativa pretende aprofundar debate sobre o tema com ampla participação e atividades autogestionadas pelo país

 
Políticas culturais: entre o otimismo da vontade e o pessimismo da razão PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Sex, 06 de Março de 2015 15:44

Neste início de ano, a Ação Educativa retoma suas atividades em meio a um cenário complexo para o campo de organizações de defesa de direitos. Muitas são as questões colocadas aos movimentos sociais e todos/as aqueles/as que atuam na promoção da igualdade e lutam pelos consolidação dos direitos humanos. Pensando nisso, a organização publicará uma série de editoriais que analisam o contexto social das áreas de Cultura, Educação e Juventude. Confira as perspectivas para Cultura nacional neste artigo de Eleilson Leite, coordenador desta área na instituição.

Última atualização em Sex, 06 de Março de 2015 16:20
 
Oitava edição do IALLA ocorreu na Jordânia e contou com participantes de 18 países PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Sex, 19 de Dezembro de 2014 11:42

O IALLA (International Academy of Lifelong Learning Advocacy), curso organizado pelo ICAE com parceira da DVV Internacional sobre advocacy em educação ao longo da vida, ocorreu entre os dias 13 e 26 de outubro em Madaba, na Jordânia. Foram 26 participantes de 17 países diferentes (África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Egito, Iraque, Líbano, Mongólia, Namíbia, Nepal, Palestina, Porto Rico, Sérvia, Suécia, Ucrânia e Uganda).

Última atualização em Sex, 19 de Dezembro de 2014 11:44
 
Entre a cruz e a espada no jogo político pela governabilidade PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Sex, 14 de Novembro de 2014 13:51

O segundo turno das eleições presidenciais deste ano mostrou uma disputa acirrada entre dois candidatos que acabaram por aglutinar pessoas e partidos em dois blocos: um campo de centro esquerda e outro de centro direita. Tirando a minoria que votou nulo ou branco, já que o número de abstenções não indica quantos efetivamente deixaram de votar por vontade própria, a divisão dos campos se confunde no centro de ambos, ampliando-se para a esquerda e a direita até setores mais radicais. A novidade está na presença mais clara de uma direita que se caracteriza pelo radicalismo de posições mais xenófobas, preconceituosas e elitistas, ausente nos últimos tempos desde a queda da ditadura militar, e que agora tem dado a cara e ocupado espaços públicos. Já a esquerda mais radical, com o acirramento da disputa eleitoral, em grande parte acabou se aliando ao campo centro esquerda no seu voto.

Última atualização em Qua, 19 de Novembro de 2014 18:21