Diversidade e Participação
Conheça a importância do monitoramento participativo dos planos de educação - e como concretizá-lo PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Ter, 06 de Setembro de 2016 16:12

Novo folheto da iniciativa De Olho nos Planos indica sete passos para realizar um monitoramento participativo efetivo


Tornar os planos conhecidos, fortalecer as instâncias de participação e de controle social em educação, realizar conferências de educação, organizar e publicizar informações sobre o atendimento educacional e promover a autoavaliação participativa das unidades educacionais. Essas são algumas das ações que garantem que o monitoramento do cumprimento das metas dos planos de educação seja feito por meio da participação e do controle social. Essas e outras dicas estão presentes no novo folder Monitoramento participativo – fortalecendo a gestão democrática em prol da concretização dos Planos de Educação.

Lançado pela iniciativa De Olho nos Planos durante o XXVI Encontro Nacional da Uncme, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro em Palmas, no Tocantins, o documento tem como objetivo subsidiar fóruns e conselhos de educação, secretarias, escolas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e coletivos em geral nessa discussão da luta pela gestão democrática na educação.

“O folheto subsidia a ação de todas as instâncias responsáveis pelo monitoramento dos Planos de Educação e da sociedade em geral. Ele é importante porque orienta gestores(as), conselheiros(as), membros dos fóruns de educação, ativistas de movimentos sociais e da sociedade civil na condução do monitoramento participativo dos Planos. O controle social das políticas públicas educacionais é condição para a garantia do direito à educação, mas ele depende da promoção de situações que organizem e facilitem a participação popular e da mobilização da sociedade para que que todos e todas tenham voz no debate educacional”, explica Claudia Bandeira, assessora da Ação Educativa.

Acesse o folder* Monitoramento participativo – fortalecendo a gestão democrática em prol da concretização dos Planos de Educação aqui!

*Em breve estará disponível o download gratuito do arquivo em alta resolução para impressão em gráfica. Caso queira o arquivo em alta para impressão, encaminhe um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Última atualização em Ter, 06 de Setembro de 2016 16:25
 
Santo André distribui materiais sobre o Plano Municipal de Educação PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Ter, 09 de Agosto de 2016 11:13

Para que a população se aproprie do Plano, foram produzidos 13 mil guias de bolsos e 1,5 mil cartazes

 
Por que é importante discutir gênero na escola? Assista os vídeos PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Ter, 09 de Agosto de 2016 09:51

Educadores e educadoras de diversas parte do Brasil respondem a pergunta: “Por que é importante discutir gênero na escola?”

 
Gênero na Educação: Entidades denunciam violações e exigem que Ministério Público investigue pressão conservadora nas escolas PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 11 de Maio de 2016 17:47

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) recebeu na terça-feira, (10/5), representação que solicita apuração de violações de direitos humanos realizadas por grupos conservadores e fundamentalistas junto às escolas públicas e gestões municipais e estaduais que buscam cercear o direito constitucional à educação para igualdade de gênero, raça e sexualidade.

Última atualização em Qua, 11 de Maio de 2016 19:11
 
Retrocessos da agenda de gênero na educação serão discutidos em Seminário de sociedade civil PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 20 de Abril de 2016 19:12

Com o objetivo de discutir estratégias que contribuam para fortalecer o lugar da agenda de gênero – em suas intersecções com sexualidade e raça – nas políticas educacionais, o Seminário Nacional Gênero nas Políticas Educacionais ocorrerá nos dias 2 e 3 de maio em São Paulo.

Última atualização em Seg, 25 de Abril de 2016 17:38