Ação na Escola
Itaquaquecetuba recebe formação para aplicar Indicadores da Qualidade na Educação PDF Imprimir E-mail
Ter, 26 de Abril de 2011 12:37
Objetivo é avaliar qualidade do ensino e reunir subsídios para elaboração do Plano de Gestão das escolas e revisão do Plano Municipal de Educação. 


O programa Indicadores da Qualidade na Educação, da Ação Educativa, esteve no município de Itaquaquecetuba para formar os agentes da rede pública municipal de educação para aplicação da metodologia de avaliação da qualidade de ensino. A formação foi realizada no dia 29 de março, na FATEC e, reuniu 59 servidores ou membros do conselho escolar do Ensino Fundamental e 88 do Ensino Infantil (escolas e creches).

O objetivo do curso de formação foi debater o conceito de qualidade além de vivências dos materiais, das concepções e metodologias do programa. “Os participantes foram divididos em grupos. Cada grupo discutia e refletia os indicadores relacionados a uma das sete dimensões dos Indicadores, tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental”, explica Paulo Neves, assessor do projeto. Ao final, todos participaram de uma plenária para socialização do debate, tal qual fariam nas escolas na ocasião da aplicação da metodologia.

A aplicação foi realizada no dia 15 de abril último. Os resultados, além de servir à escola, também serão subsídio para a reelaboração do Plano Municipal de Educação, uma responsabilidade de cada município.

Sobre os Indicadores

A metodologia dos Indicadores da Qualidade na Educação consiste em um processo de autoavaliação da qualidade da escola criado para ajudar a comunidade escolar a enxergar, avaliar e melhorar seu ensino. Ele é definido a partir de sete pontos, chamados de sete dimensões fundamentais, que devem ser considerados pela escola na reflexão de sua qualidade. As sete dimensões possuem cada uma, uma sequencia de indicadores a serem avaliados.

Na Educação Infantil, as dimensões são: Planejamento Institucional; Multiplicidade de Experiências e Linguagens; Interações; Promoção da Saúde; Espaços, materiais e mobiliários; Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

No Ensino Fundamental, são: Ambiente Educativo; Prática pedagógica e avaliação; Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; Gestão escolar democrática; Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; Ambiente físico escolar; e Acesso e permanência dos alunos na escola.

Para cada um dos indicadores – variáveis em número em cada dimensão – existem três cores: verde indicador consolidado); amarela (indicador precisa ser melhorado/cuidado); e vermelho (indicador não é aplicado).


Leia mais aqui sobre os Indicadores da Qualidade na Educação.




Última atualização em Ter, 31 de Maio de 2011 12:30
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar