Ação na Escola
Rede Nepso promove curso de extensão sobre uso da pesquisa nas escolas PDF Imprimir E-mail
Seg, 28 de Fevereiro de 2011 08:21
Curso em parceria com Universidade de São Paulo e Diretorias de Ensino São Miguel e Leste 2 se inicia no dia 12 de março.



A partir do dia 12 de março, a Ação Educativa promove, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e as Diretorias de Ensino São Miguel e Leste 2, o curso de extensão Escolas, Comunidades e Aprendizado com Pesquisa de Opinião: Educação como Desenvolvimento Local. Voltado a docentes de escolas públicas de ensino fundamental e médio, ele pretende fornecer subsídios para a utilização da pesquisa de opinião como prática educacional.

Os encontros acontecerão na Ação Educativa, na sede da Faculdade de Educação da USP, na USP Leste e nas escolas da região leste da cidade de são Paulo. A carga horária total é de 100 horas, das quais 64 são presenciais e 36 de prática da metodologia nas escolas.

O uso da pesquisa de opinião nas salas de aula é implementado pela Rede Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), que promove cursos de formação em diversos estados brasileiros. “Faz tempo que nós do Pólo São Paulo temos essa idéia de se aproximar de uma Universidade, porque vemos o quanto de produção e conhecimento se gera nessa parceria”, afirma Thaís Bernardes, coordenadora do Pólo São Paulo da Rede Nepso. Além disso, “é uma possibilidade de trazer professores da Escola Básica para a Universidade e, ao mesmo tempo, levar as discussões e demandas destes para dentro do ambiente acadêmico”, pontua.

Este primeiro curso de extensão tem como objetivo formar profissionais que desenvolvam pesquisas educativas de opinião com seus estudantes, promovendo assim um maior conhecimento sobre a realidade das escolas e de suas comunidades, a partir do tema de interesse do grupo de pesquisa. Ele reunirá a formação tradicionalmente oferecida pela Rede Nepso a discussões temáticas aprofundadas junto com professores da Faculdade de Educação.

As entidades que promovem o curso também estão buscando certificá-lo junto aos órgãos responsáveis para que o trabalho dos professores com o Convênio Nepso possa ser reconhecido para o acúmulo de pontos na evolução de sua carreira como docente.

Pesquisa de opinião nas escolas

O Nepso é um programa realizado com escolas públicas de ensino fundamental e médio que visa estimular a formulação e a realização de projetos de pesquisa em escolas, tendo como base a pesquisa de opinião. Ele se baseia na idéia de que esta tem alto valor pedagógico, pois permite a elaboração de projetos de trabalho, com caráter interdisciplinar, além de criar oportunidades para a escola pesquisar aspectos importantes da sua realidade e de seu entorno.

O Nepso é resultado de uma parceria entre a Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro (responsável pela ação social do grupo IBOPE) e conta com apoio da Unesco.

Última atualização em Ter, 22 de Março de 2011 15:37
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar