Ação na Escola
Nepso realiza Seminário de Qualificação dos projetos de pesquisa educativa de opinião PDF Imprimir E-mail
Qua, 23 de Junho de 2010 11:22
Os encontros aconteceram nas cidades de Mauá e São Paulo, com os objetivos de ampliar fontes e orientar elaboração dos questionários de pesquisa


Nos dias 28 de maio e 12 de junho, foi realizado o II Seminário Regional de Qualificação  do Nepso, nas cidades de Mauá e São Paulo, respectivamente. Na capital, a USP Leste sediou o debate, no qual estavem presentes escolas da cidade de São Paulo e Biritiba Mirim; já na cidade do Grande ABC, a Escola Estadual Dona Esperança de Oliveira Saavedra foi o local do encontro. O trabalho foi desenvolvido com estudantes de diversas idades das redes estadual e municipais de ensino e orientação de seus professores.

O seminário faz parte do processo de produção de pesquisas educativa de opinião elaboradas pelos alunos e professores. Segundo Thaís Bernardes, coordenadora do Pólo Nepso de São Paulo e assessora do projeto na Ação Educativa, essa fase do processo é de suma importância para o desenvolvimento do estudante e seu projeto. “O seminário tem a função de qualificar o debate sobre o tema proposto por eles e de permitir com que os alunos socializem o que descobriram com os colegas”, explica.

Nessa edição, o encontro teve a participação de Michelle Prazeres, coordenadora do setor de Comunicação da Ação Educativa. Michelle mediou as discussões do grupo de alunos cujos projetos dialogavam por se tratarem de temas relativos à mídia e os valores correntes nos meios de comunicação. Em especial, os projetos tratavam sobre como os valores influenciam a auto-estima e o comportamento dos jovens. “Os alunos chegam muitas vezes, convictos de suas idéias, e esse espaço é importante para que eles estranhem e questionem a si mesmos, ampliando o conhecimento e ouvindo os demais”, conta.

Todos os projetos desenvolvidos (tanto das escolas de Mauá, quanto as de São Paulo e Biritiba Mirim) devem ser expostos no VII Seminário Paulista, com data marcada para o dia 27 de novembro e local ainda a definir.


Sobre o Nepso 


O Nepso, Nossa Escola Pesquisa sua Opinião, é um projeto da Ação Educativa que vem sendo realizado há 10 anos em parceria com o Instituto Paulo Montenegro em sete estados brasileiros – mais o Distrito Federal – e outros cinco países (Portugal, Chile, México, Argentina e Colômbia). Seu objetivo é promover o uso da pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica, estimulando os alunos a questionarem a realidade que os cerca e as próprias pesquisas de opinião divulgadas na mídia.


Saiba mais sobre o Nepso aqui.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar