Ação na Escola
IX Seminário Paulista do Nepso celebra e encerra ano de 2011 PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 08 de Dezembro de 2011 11:42

seminarionepsoO projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Nepso realizou no último dia 19 de novembro o seu nono Seminário Paulista. O encontro - promovido anualmente para reunir a rede de escolas e parceiros no estado de São Paulo - contou com a participação de 24 escolas e cerca de 350 alunos e 60 professores. 50 projetos foram expostos no encontro que aconteceu na EMEF Professor Fernando Azevedo. “A escola acolheu muito bem o encontro que celebrou o nosso bom ano. Foi uma recepção calorosa e que contribuiu muito para o clima de celebração e cooperação que tomou conta do grupo”, afirma Thais Bernardes, Coordenadora do Polo SP do projeto, e assessora do programa Ação na Escola da Ação Educativa.

O objetivo do encontro era encerrar o ano de trabalho com a apresentação dos resultados das pesquisas realizadas e também celebrar os bons resultados. Pela manhã, os participantes do encontro se dividiram em salas de aula para a exposição com debate dos projetos de pesquisa executados pelos alunos. Na parte da tarde, os trabalhos foram expostos em estandes, e alunos e professores puderam conhecer os trabalhos de seus colegas. “É uma troca importante e que reforça a integração entre os participantes do projeto. O espírito de colaboração é muito forte. Pessoas de todos os lugares e de todas as idades se encontram e o clima é sempre positivo”, comemora Thais. O encontro reuniu alunos do ensino fundamental, médio e da EJA, ou seja, estavam presentes alunos dos 7 aos 70 anos.

 

Novidades

Ela conta que, este ano, o espírito de time do Nepso ganhou reforços com uma novidade no encontro deste ano: apresentações culturais, que contribuíram ainda mais para o astral positivo. A abertura foi feita com uma apresentação de Dança do Boi, coordenada pelo professor Wagner Aparecido da Silva da EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro; e o encerramento, contou com um espetáculo de dança Afro do grupo Brasilidança, do Instituto Alana. “As apresentações foram fundamentais para reforçar a integração do grupo no início do seminário e para fechar com um clima positivo”, conta Thais.

Além da novidade cultural, o encontro deste ano contou pela primeira vez com estudantes estrangeiros da rede Nepso: uma professora, um professor e duas alunas da Escola E.B. 2,3 de Júdice Filho e um representante da Fundação Vox Populi de Portugal se juntaram aos alunos e professores de São Paulo nas atividades. “Eles apresentaram seus trabalhos e chamaram muito a atenção dos colegas brasileiros. A participação deles permitiu que os alunos e professores paulistas encontrassem semelhanças e diferenças culturais que foram uma verdadeira atração no encontro”, diz.

O seminário foi muito bem avaliado pelos professores, que no dia 3 de dezembro participaram do último encontro de formação do curso de extensão do Nepso, promovido em parceria com a Faculdade de Educação da USP. “Eles avaliaram positivamente o seminário e os resultados deste ano de trabalho. É importante dar visibilidade às boas ações e iniciativas que acontecem dentro da escola pública, mostrando o envolvimento dos professores e alunos e seu comprometimento com a qualidade da educação”, explica Thais.

 

 

Última atualização em Qua, 21 de Dezembro de 2011 16:31
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar