Cultura
Samba da Vela celebra 10 anos com a maior roda de samba do mundo PDF Imprimir E-mail
Sex, 30 de Abril de 2004 21:00
Evento será no dia 11 de setembro às 20h e conta com o apoio da Ação Educativa.



Neste sábado, 11 de setembro, acontecerá a comemoração de 10 anos do Samba da Vela. Para celebrar, a comunidade – que realiza o samba todas as segundas-feiras na Casa de Cultura Santo Amaro – mantém algumas tradições: a roda e a vela. No entanto, deixa seu usual espaço para ocupar o centro da cidade de São Paulo, no Vale do Anhangabaú.
 
Segundo Jose Alfredo Gonçalves de Miranda, o Paquera, um dos fundadores do Samba da Vela, “o evento é um presente para a cidade, para aquelas pessoas que não conseguem ir na segunda na Casa de Cultura poderem apreciar um pouco do trabalho que desenvolvemos”.

Ao invés de um palco, os músicos preferiram continuar a formula que garantiu a continuidade de um dos mais instigantes projetos de samba paulistano. Eles farão uma grande roda, para simular o próprio samba que há 10 anos é realizado em volta de uma mesa (onde tocam), cercada de cadeiras.

O evento terá 600 cadeiras e a tradicional vela em seu centro. O samba começa às 20 horas e continua até a vela apagar.

Criada pela necessidade de cantar, a Comunidade Samba da Vela tornou-se um pólo importante no resgate do samba de São Paulo, bem como uma ponte de estímulo à composição. “Queremos fazer uma festa para os compositores, pois é uma classe esquecida na nossa cultura. O Samba da Vela nesses 10 anos trabalhou como se fosse um e eles serviram para conscientizar as pessoas sobre a importância dos compositores” afirma Paquera.

Na Vela, nasceram muitos trabalhos de compositores que hoje percorrem a cidade, músicas e músicos, mas, mais do que isso, a necessidade que impulsionou a criação do samba transformou-se em referência para que outros grupos nascessem.

A chama da vela se espalhou pela cidade e o pioneirismo da Comunidade Samba da Vela é merecedor de uma grande festa como a que acontecerá no sábado.

O evento será realizado pela comunidade em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o apoio da Ação Educativa.

Leia mais em: http://comunidadesambadavela.com/