Agenda
Concurso de literatura do MEC premiará obras voltadas para neoleitores PDF Imprimir E-mail
Ter, 28 de Julho de 2009 14:04
O Ministério da Educação (MEC) lançou a 3ª edição do concurso Literatura para Todos, que vai premiar obras literárias voltadas para neoleitores – jovens, adultos e idosos que ainda não dominam plenamente a leitura e a escrita


Estão abertas até o dia 25 de agosto as inscrições para o concurso Literatura para Todos. O MEC irá publicar e distribuir as obras vencedoras às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, às escolas públicas que oferecem a modalidade EJA, às universidades da Rede de Formação de Alfabetização de Jovens e Adultos, aos núcleos de EJA das Instituições de Ensino Superior e às unidades prisionais.

Em 2009, em sua terceira edição, os candidatos concorrem nas categorias prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto de tradição oral (em prosa ou em verso), perfil biográfico e dramaturgia. Serão selecionadas duas obras das categorias: prosa, poesia e textos da tradição oral e apenas uma obra das categorias: perfil biográfico e dramaturgia. Também será selecionada uma obra de qualquer uma das modalidades do concurso de autor natural dos países africanos de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Os vencedores recebem prêmios no valor R$ 10 mil.

O concurso tem como objetivos estimular a criação de obras literárias específicas para neoleitores, reafirmando o valor da leitura e da palavra escrita; contribuir para a formação de uma comunidade leitora capaz de compreender a função de ser e estar no mundo e modos de produção social e cultural; favorecer o acesso de jovens, adultos e idosos em processo de alfabetização a obras literárias de qualidade e estreitar os laços culturais com os países africanos de língua oficial portuguesa.

Para mais informações, clique aqui.