Estéticas das Periferias
Seminário reuniu pensadores e artistas que atuam às bordas das cidades PDF Imprimir E-mail
Sex, 30 de Abril de 2004 21:00
As quatro mesas do Seminário tiveram participação de uma média de 300 pessoas – convidadas; na Internet, pessoas que várias cidades brasileiras acompanharam a discussão.

 

O Seminário e Mostra Cultura Estética da Periferia: Arte e Cultura nas Bordas da Metrópole está acontecendo esta semana em São Paulo. O Seminário, que aconteceu nos dias 2, 3 e 4 contou com a participação de pesquisadores, produtores culturais e ativistas dos movimentos de cultura do Estado e do país. Foram quatro mesas temáticas mais uma mesa de abertura, com público presencial de cerca de 300 pessoas e outras centenas que acompanham tudo pela Internet.

Entre os debatedoras estavam presentes nomes como Isabel Gouvêa, da ONG Oi Kabumi/Cipó - Comunicação Interativa, da Bahia, que esteve na mesa “Imagem, mídia e tecnologia”, os escritores Alessandro Buzo e Ferrez, que participaram do debate “Consumo e Formação de Público”, o cineasta Jeferson De, que participou da discussão sobre “Financiamento, produção e distribuição” e o professor Walter Garcia (USP), que participou da discussão “Interações Estéticas” junto com o rapper GOG, que é membro do Conselho Nacional de Política Cultural, dentre outros. Na mesa de abertura, destaque para as presenças do cenógrafo Gringo Cardia e do professor José Guilherme Magnani do Departamento de Antropologia da USP.

O Seminário e Mostra Cultural Estética da Periferia é uma iniciativa da ONG Ação Educativa e o Centro Cultural da Espanha e aconteceu no Pavilhão das Culturas Brasileiras do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, em colaboração com SESC SP e com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Para quem não teve a oportunidade de acompanhar os debates, a Mostra Cultural segue até o dia 8 de maio, no SESC Belenzinho.

Clique aqui para ver a programação da Mostra Cultural.