Ponto de Cultura
I Mostra Arte na Medida vai até 20 de dezembro no Espaço Cultural Periferia no Centro PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 24 de Novembro de 2011 18:42

A Mostra Arte na Medida é o resultado do trabalho de um coletivo de educadores e educandos que atuam com práticas e vivencias diárias produzidas nas unidades da Fundação Casa, por meio do Projeto Arte na Casa promovido pela Ação Educativa.

A exposição busca dar expressão a um sentimento cada vez mais generalizado de insatisfação para com os discursos apologéticos da sociedade. Discursos esses que glorificam o capitalismo, o progresso e o consumismo que tanto afetam esses jovens, que são objetos de medida socioeducativas.

“Aqui estão ligadas as obras que parecem cumprir o papel ideal transformador de uma arte que, independentemente dos fatos, no coração de uma sociedade materialista, não se submete aos ditames dessa ordem, não cumpre seu programa formal, nem defende ou realiza suas intenções”, afirma Thina Curtis, uma das educadoras do projeto.

Conforme destaca o texto de abertura da exposição, “as oficinas de cultura subvertem as “possibilidades” prometidas pelos aparatos de realização, colocando-os a operar na direção contrária de suas funções idealizadas. Na direção da denúncia do segregacionismo incorporado aos meios, da desconstrução da sociedade capitalista e moralista que não enxerga e não investe em seus jovens [...]”.

A Mostra Arte na Medida traz obras em grafite, artes plásticas, escultura e fanzine de 18 artistas, que por meio de ações conscientes, intervenções criativas, técnicas artísticas variadas e diálogos informais os adolescentes se veem envolvidos por uma metodologia de aprendizado mútuo e contínua conscientização social. “Nossa arte se transforma na reprodução codificada da história de cada um de nós”, explica Thina. “O acesso à arte e a cultura fazem parte dos nossos direitos e garantidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente – ECA Artigos 94 XI e 124”, completa.

O texto de abertura traz ainda uma frase de Paulo Freire na qual ele destaca: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Assinam a I Mostra Arte na Medida os “Artistas Livres”.

A abertura da mostra será nesta sexta-feira, 25, às 19 horas, com exibição do curta-metragem Memórias do Submundo e trechos do filme A fuga do invisível, produzidos nas oficinas de cinema pelos adolescentes.

FICHA TÉCNICA

Organização: Espaço Cultural Periferia no Centro
Coordenação: Rodrigo Medeiros
Recepção: Deusira Cremaschi e Francisco Moreira
Projeto Gráfico: Gledson Neix
Revisão: Janaina Santana
Expositores: Patrícia Rizka, Marcio Ficko, Rodolfo Gamba, Doug, Dedot, Wagner Menezes, P., Victor Silba, Emersinho, Kaiquinho, Marisa Sou “Lamah”, Thina Curtis, Meninas, Dulixo, Rodriguinho, André Firmiano, Flávio Galvão, Beta, André Coletto e V.

SERVIÇO

Nome: I Mostra Arte na Medida
Quando: 25 de Novembro a 20 de Dezembro de 2011.
Onde: Espaço Cultural Periferia no Centro, Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, SP.

 

Última atualização em Sex, 25 de Novembro de 2011 12:36
 

Comentários  

 
0 #1 Máyra 18-08-2013 07:51
Bom dia!

Parabéns a todos pela bela obra!
Sou educadora em um CASA do interior de São Paulo, e gostaria muito de adquirir este livro. Como faço?
Citar