Ponto de Cultura
Espaço de Cultura e Mobilização Social inicia lançamentos de 2007 PDF Imprimir E-mail
Sex, 30 de Abril de 2004 21:00

No dia 22 de maio, o Espaço de Cultura e Mobilização Social da Ação Educativa iniciou sua temporada de lançamentos de livros de Literatura Periférica. Na ocasião foi lançado o livro Punga, de Elizandra Souza e Akins Kintê.

Punga é apenas o primeiro livro que será apoiado pela Ação Educativa, através do Espaço, durante o ano de 2007. “Trata-se de uma ação de apoio à produção literária e revelação de novos talentos da literatura periférica”, explica Antônio Eleílson Leite, coordenador do Espaço.

A Ação Educativa desde o final de 2005 apóia autores de literatura periférica, tendo lançado 4 livros desde então. Para 2007, estão previstas 8 obras, selecionadas pelo Núcleo de Literatura Periférica. Os próximos lançamentos são de Meninos do Brasil, de Marcio Silva, em junho, e, em julho, Mesoperiferia, de Rogério Nogueira.

De acordo com Eleilson, dos livros lançados até o final de 2006, um já teve segunda tiragem – paga com a renda da primeira – e outro já está esgotado. “O escritor de literatura periférica é também um empreendedor, pois é responsável pela venda de sua própria obra”, comenta.

O Núcleo de Literatura Periférica, que se consolidou em 2007, iniciou-se da experiência de apoio a livros independentes. “Apesar de fornecermos ajuda financeira para um terço das despesas, parte foi paga pelos próprios autores, com a renda dos livros”, explica Eleilson.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar