Ponto de Cultura
Teia Paulista reúne os pontos de cultura do estado PDF Imprimir E-mail
Sex, 30 de Abril de 2004 21:00
O evento aconteceu em Guarulhos e teve participação da Ação Educativa, Ponto de Cultura desde 2009.



Tá na rede, é ponto! Esse foi o slogan da Teia Paulista, encontro de todos os pontos de cultura do estado, realizado dos dias 26 a 28 de fevereiro, na cidade de Guarulhos. O evento reuniu as mais diversificadas manifestações culturais e teve participação da Ação Educativa.

A Teia Paulista teve como objetivo promover a aproximação entre os pontos de cultura de São Paulo e divulgar o trabalho destes espaços para a comunidade em geral. Além disso, reuniu esses diferentes grupos num processo preparatório para a Teia Brasil 2010, que será realizada em Fortaleza, de 25 a 31 de março.

Luiz Barata, coordenador do Centro de Mídia Juvenil da Ação Educativa, esteve presente na Teia e contou um pouco sobre o evento, suas impressões e expectativas. “O encontro foi marcado pela pluralidade do público participante. Pude acompanhar exibições do cineclube, danças e sarau. No cineclube, por exemplo, a exibição foi composta por vídeos realizados pelas crianças do Centro de Defesa da Criança e Adolescente (CEDECA), de Interlagos. Mais interessante que os próprios vídeos, foi assistir às crianças cineastas, que compareceram à Teia e tiveram seu merecido reconhecimento”, narra o coordenador.

Logo no discurso de abertura, o secretário do Ministério da Cultura, Célio Turino, e o secretário da Identidade e Diversidade Cultural, Américo Córdula, valorizaram a importância do trabalho que está sendo desenvolvido por esses pontos. No fim de seu discurso, fizeram um apelo a todos os pontos presentes para que ajudem na divulgação do Prêmio Hip Hop, uma iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Ação Educativa.

Entenda o que é um ponto de cultura...

O ponto de cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. As iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmam convênio com o MinC por meio de seleção por editais públicos, tornam-se pontos de cultura e ficam responsáveis por impulsionar as ações culturais já existentes nas comunidades.

Um ponto não obedece a regras pré-estabelecidas. Ao ponto não é necessário seguir um modelo, ter instalações físicas ou programação definida. Uma característica comum a todos eles é o estímulo aos mais diferentes meios de linguagens artística e cultural, buscando articular ações nas comunidades, com foco na inclusão cultural, digital e de cidadania.

As Teias são, basicamente, o encontro desses pontos.
A Ação Educativa é Ponto de Cultura desde 2009.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar