Ponto de Cultura
Veja os destaques da cultura de periferia neste mês de julho PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 04 de Julho de 2012 15:19

Passadas as festas juninas, o grande destaque da Agenda Cultural da Periferia neste mês de julho são as rodas de samba. Nos próximos dias, cinco importantes rodas de São Paulo farão aniversário, entre elas uma das mais tradicionais da cidade: o Samba da Vela, que completa 12 anos.

Editorial: No meio de uma gente tão modesta

Além das 12 comunidades de rodas que figuram sempre na programação, a Agenda também traz neste mês as atividades em comemoração aos aniversários do Samba da Vela, no dia 16, do Buraco do Sapo, no dia 10, da Comunidade Maria Cursi, no dia 22, do Samba no Asfalto, nos dias 8 e 22, e do Samba da Laje no dia 24.

Ainda nos aniversariantes do mês, a seção de Literatura traz as atividades em comemoração aos quatro anos do sarau Poesia na Brasa. No dia 14 (sábado), a partir das 14h, haverá uma seção especial com apresentações teatrais do Projeto Bazar e Grupo O Bolinha, além de shows de Quilombrasa, Extreme Blues Dog, Z13, Sambaqui, Ballet Afro Koteban, Banca Subterrâneo e Deejay Edimilson.

Na seção de Filmes, o destaque é a mostra Gênero em Movimento, realizada pela Kiwi Cia de Teatro, que exibirá o filme Bajo Juárez, La ciudad devorando a sus hijas. O documentário fala sobre a morte de mais de 400 mulheres durante os últimos 15 anos em Ciudad Juárez, uma vila de operárias na fronteira com os Estados Unidos. A sessão de cinema será no dia 6 (sexta-feira), às 17h.

Neste mês, a Cooperativa Paulista de Teatro leva peças de diversos grupos para parques da região metropolitana. Haverá apresentações no Parque Ecológico do Rochdale (Osasco), Parque Shangrilá (Grajaú), Bosque Maia (Osasco), Espaço Verde Chico Mendes (São Caetano do Sul), Parque Cemucam (Cotia), Parque Vila do Rodeio (zona leste de SP) e Parque Guarapiranga, sempre aos finais de semana.

No mês das férias, o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo Pombas Urbana, localizado no bairro Cidade Tiradentes, se transforma num grande picadeiro para receber a comunidade e proporcionar um dia de atividades circenses para crianças e jovens, com propostas lúdicas para o conhecimento do corpo e de suas habilidades.

No centro, o destaque é a festa de seis anos da Rinha de MC’s. Para comemorar essa jornada, DJ Dandan e Criolo convidam para o Festival Rinha dos MC’S, os artistas: MC 100%, Rodrigo Tuchê, Flora Matos, Pentágono, Projota e Rashid. A discotecagem ficará por conta dos DJ’s: Marco e Dandan. A festa será no dia 15 (domingo), das 15h às 23h, no Estúdio EMME, em Pinheiros.

Leia também:

Editora da Agenda da Periferia fala sobre os cinco anos da publicação

Exposição retrata violação do direito à moradia no Pinheirinho e na Favela do Moinho

Bando da Bandeira Amarela faz resgate dos primórdios do samba

 

Última atualização em Qua, 04 de Julho de 2012 16:21
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar