Cultura
Jovens Monitores Culturais conhecem a plataforma de mapeamento SP Cultura PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 29 de Janeiro de 2015 14:22

Ferramenta da Prefeitura de São Paulo pretende potencializar a gestão cultural por meio da participação de agentes culturais da cidade

Última atualização em Qui, 29 de Janeiro de 2015 15:09
 
Encontro Estéticas das Periferias concorre ao Prêmio Governador do Estado de Cultura. Vote! PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 21 de Janeiro de 2015 15:23

Em sua quarta edição, iniciativa idealizada pela Ação Educativa, está entre os finalistas na categoria Territórios Culturais

Última atualização em Qua, 21 de Janeiro de 2015 15:45
 
Idealizado por jovens monitores culturais, Festival Praça & Prosa agita o Parque da Mooca neste sábado (17) PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Ter, 13 de Janeiro de 2015 16:49

Aproveitando o período de férias escolares, primeira edição do Festival Praça & Prosa – iniciativa inédita de jovens que participam do Programa Jovem Monitor Cultural – promove diversas atividades gratuitas voltadas para adultos e crianças. Entre as atividades, previstas para este sábado (17), estão mediação de leitura, feira de troca de livros, sarau literário e oficina de slackline.

O evento acontecerá ao ar livre e o público poderá usufruir da estrutura do parque durante as atrações. A iniciativa propõe ocupar os parques e praças da região com mediações de leitura, proporcionando aos visitantes do Parque da Mooca e moradores do bairro uma tarde onde literatura e música se combinam a fim promover a integração e ocupação dos espaços públicos.

O Praça & Prosa é uma iniciativa dos Jovens Monitores Culturais das bibliotecas públicas Affonso Taunay, Cassiano Ricardo e Paulo Sergio Duarte Milliet e pretende, ao longo desse ano, ocupar diferentes praças e parques da cidade de São Paulo e democratizar o acesso à cultura.

Praça & Prosa
Data: 17/01, a partir das 11 horas.
Local: Rua Taquari, 549, Mooca (na área do parquinho dentro do parque da Mooca).

 
Programa Jovem Monitor Cultural PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qua, 07 de Janeiro de 2015 15:02

Jovens Monitores Culturais conhecem a plataforma de mapeamento SP Cultura

A plataforma de gestão cultural e mapeamento colaborativo SP Cultura, desenvolvida pela Secretaria de Cultura no município de São Paulo, foi tema da formação dos Jovens Monitores Culturais na segunda-feira (01/12/14). O SP Cultura é livre, gratuito e funciona como um mapeamento do cenário cultural paulistano, em que os agentes culturais cadastrados podem participar de editais de fomento às artes da Prefeitura e divulgar eventos, espaços e projetos relacionados à cultura na cidade.

Leia mais aqui.



Idealizado por jovens monitores culturais, Festival Praça & Prosa agita o Parque da Mooca neste sábado (17)

Aproveitando o período de férias escolares, primeira edição do Festival Praça & Prosa – iniciativa inédita de jovens que participam do Programa Jovem Monitor Cultural – promove diversas atividades gratuitas voltadas para adultos e crianças. Entre as atividades, previstas para este sábado (17), estão mediação de leitura, feira de troca de livros, sarau literário e oficina de slackline.

Leia mais aqui.

 


Ermínia Maricato aborda direito à cidade em formação do Programa Jovem Monitor Cultural

Em continuidade à formação cujo eixo se refere ao direito à cultura e à cidade, os Jovens Monitores Culturais das turmas do CCJ – Centro Cultural da Juventude, do Museu da Cidade e das Bibliotecas receberam a professora titular aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), Ermínia Maricato, na manhã de segunda-feira (24/11).

Leia mais aqui.

 


Debate sobre relação entre sociedade e palavra escrita dá pontapé inicial em formação dos Jovens Monitores Culturais das bibliotecas públicas

Os Jovens Monitores Culturais das Bibliotecas de São Paulo puderam discutir durante sua formação específica, realizada na segunda-feira (22/09), a desmistificação da leitura e da escrita. Assim, durante a conversa, foram evidenciadas outras formas de acesso à memória, que não apenas a escrita, questionando-se também a biblioteca como centro do conhecimento.

Leia mais aqui.

 


Turma de Jovens Monitores Culturais 2013/2014 encerra as atividades no programa

No início de novembro, a primeira turma de Jovens Monitores Culturais que atuou sob o convênio entre a organização Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação e a Secretaria Municipal de Cultura finalizou seu ciclo de formação no Programa Jovem Monitor Cultural.

Leia mais aqui.

 


Ação Educativa renova e amplia formação de jovens monitores culturais na cidade de São Paulo

Neste setembro a Ação Educativa firmou convênio junto à Secretaria Municipal de Cultura para realização do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) por mais um ano, se responsabilizando pela a formação de 126 jovens que atuarão em 41 equipamentos públicos de cultura espalhados pela capital.

Leia mais aqui.



Cultura Independente em debate: roda de conversa, com Gustavo Anitelli, produtor do Teatro Mágico, integra formação dos jovens monitores culturais

Atuar com a difusão da cultura e arte das bordas da cidade, este tem sido o desafio dos jovens monitores do CCJ - Centro Cultural da Juventude localizado na Zona Norte paulistana. Pensando nisso, foi promovido o encontro entre os/as participantes do projeto com Gustavo Anitelli, produtor da banda Teatro Mágico, conhecida na cena independente.

Leia mais aqui.



Bar do Zé Batidão e Espaço Clariô: jovens monitores conhecem espaços de referência cultural na periferia

O Bar do Zé Batidão já é referência na cena cultural paulistana. Localizado na Zona Sul de São Paulo, o boteco é um espaço de efervescência cultural periférica. Os jovens monitores culturais do CCJ – Centro Cultural da Juventude visitaram o espaço e, em um bate-papo com Zé, puderam conhecer um pouco da história do lugar, das atividades culturais e, saborear, no almoço, pratos tradicionais do Batidão.

Leia mais aqui.

 


Culturas populares tradicionais exigem produção cultural com um olhar especial

“As pessoas que fazem produção cultural de comunidades, de cultura popular, têm necessariamente que frequentar as festas. Se não, você nunca vai saber, por exemplo, como é a economia de uma”, explicou Paulo Dias, durante a formação teórica dos jovens monitores culturais do CCJ – Centro Cultural da Juventude na Associação Cultural Cachuera!.

Leia mais aqui.

 


Ação Educativa e Centro Cultural da Juventude realizam seminário sobre cultura e juventude

A juventude brasileira protagonizou importantes transformações políticas do país. Seja na luta contra o governo militar, nas décadas de 60, 70 e 80, ou no movimento Fora Collor, em inicio dos anos 90, os jovens mostraram sua voz e foram ouvidos. Junho de 2013 foi marcado por intensas mobilizações nas ruas lideradas por jovens.

Leia mais aqui.



Criolo conversa com jovens monitores culturais sobre sua trajetória como artista

O cantor e compositor Criolo e o DJ Dan Dan, seu parceiro musical, visitaram a Ação Educativa para conversar com os jovens monitores culturais do Centro Cultural da Juventude (CCJ), em mais uma das tradicionais formações que ocorrem às segundas-feiras.

Leia mais aqui.



Paul Singer é convidado para falar sobre Economia Solidária com jovens monitores do CCJ

O economista e Secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Paul Singer, foi o convidado da formação que debateu Economia Solidária no Programa Jovem Monitor Cultural, que ocorre semanalmente na Ação Educativa.

Leia mais aqui.



Cidadania cultural e juventude são temas de formação com os Jovens Monitores do CCJ

“O que é cidadania?”. A pergunta foi uma das primeiras da formação ministrada por Gil Marçal, diretor de cidadania cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com os Jovens Monitores do Centro Cultural da Juventude (CCJ) na segunda-feira (31/03). Num bate-papo sobre direito à cultura e cidadania cultural, Marçal abordou os conjuntos de direitos e compromissos estabelecidos pelo Estado e pela sociedade, focando na experiência do município de São Paulo, além de refletir sobre cidadania no espaço urbano e em outros territórios geográficos.

Leia mais aqui.

 


Célio Turino aborda cidadania, protagonismo, autonomia e cultura em formação realizada com jovens monitores

Como parte da formação sobre a dimensão cidadã da cultura, os jovens monitores do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) tiveram um encontro com o historiador, escritor e gestor de políticas públicas Célio Turino, que atuou como gestor na Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (MinC) entre 2004 e 2010. Nesse período, ele foi o responsável pelo Programa Cultura Viva, política do MinC que viabilizou a criação de mais de 2.000 Pontos de Cultura espalhados em municípios brasileiros.

Leia mais aqui.



Jovens Monitores visitam Fábrica de Cultura na Zona Norte e Auditório do Ibirapuera

Como parte da dimensão formativa da área de programação, no mês de fevereiro, os jovens monitores do Centro Cultural da Juventude - CCJ fizeram visitas a diferentes tipos de equipamentos culturais: a Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha e o Auditório do Ibirapuera.

Leia mais aqui.

 


Cultura de periferia assume lugar de destaque no Programa Jovem Monitor

Após a seleção de 30 jovens, entre 700 candidatos, a Ação Educativa deu início as atividades de formação do Programa Jovem Monitor, projeto desenvolvido desde 2008 que tem como objetivo contribuir para a formação profissional de jovens no âmbito da gestão pública de cultura. Por meio de um convênio estabelecido com a Secretaria Municipal de Cultural, representado pelo Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, a Ação Educativa assume a coordenação executiva das práticas pedagógicas, fortalecendo o reconhecimento e valorização da cultura de periferia nos processos de construção de repertório de todos os envolvidos.

Leia mais aqui.

Última atualização em Qui, 29 de Janeiro de 2015 15:13
 
Ermínia Maricato aborda direito à cidade em formação do Programa Jovem Monitor Cultural PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Sex, 19 de Dezembro de 2014 12:18

Em continuidade à formação cujo eixo se refere ao direito à cultura e à cidade, os Jovens Monitores Culturais das turmas do CCJ – Centro Cultural da Juventude, do Museu da Cidade e das Bibliotecas receberam a professora titular aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), Ermínia Maricato, na manhã de segunda-feira (24/11).