Educação na Reforma Agrária PDF Imprimir E-mail

Título: Educação na Reforma Agrária

Ano de início
: janeiro de 2003

Ano de encerramento
: março de 2003

Pesquisador responsável
: Marcia Regina de Oliveira Andrade e Maria Clara Di Pierro

Demais pesquisadores
: Anamaria Santana da Silva (MS), Arlete Maria Feijó Saucides (RS, Eliano Sérgio Azevedo Lopes (SE), Erineu Foerste (ES), José Roberto Pereira (DF), Maria Regina Martins Cabral (MA),Marilsa Miranda de Souza (RO),Samuel Pereira Campos (PA),Severina Garcia de Araújo (RN)

Fonte de Financiamento: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA

Resumo: Com o objetivo de aperfeiçoar o Pronera, o Incra e a Comissão Pedagógica do Programa solicitaram uma avaliação das atividades desenvolvidas entre 2001 e 2002. Coordenado pela Ação Educativa, o estudo foi realizado por pesquisadores universitários em assentamentos do entorno do Distrito Federal e de oito Estados (Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe).  Foram realizados estudos de caso e um levantamento amostral, abrangendo as modalidades de ensino inscritas no Programa, tendo como foco a percepção dos sujeitos envolvidos nos processos de formação. O objetivo do estudo foi orientar a implantação do Pronera enquanto uma política pública de democratização do ensino no campo, subsidiando os gestores responsáveis nas decisões políticas, pedagógicas e administrativo-financeiras para o prosseguimento deste programa.

Palavras-chave: educação no campo; educação de jovens e adultos; assentamento, Pronera, formação de educadores, alfabetização, ensino profissional, educação básica, produção de material didático

Produtos:

Artigo introdutório; Relatório Geral.

ANDRADE, M.R. et al. (Org). A educação na reforma agrária em perspectiva: uma avaliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. São Paulo: Ação Educativa; Brasília, DF: Pronera, 2004.