Seminário discute o papel do Estado na garantia da qualidade PDF Imprimir E-mail
Qui, 30 de Julho de 2009 13:55



Em continuidade à construção do Setorial Estadual de Educação e do Setorial da cidade de São Paulo,  realizaremos o seminário: “O papel do Estado e o direito a qualidade social na educação”, no próximo dia 01 de agosto (sábado) das 9 hs as 17 hs, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100), Salão Nobre – 8° andar.

Com a realização das conferências preparatórias à CONAE2010, sentimos necessidade de debatermos internamente o significado da diretriz “Qualidade Social da Educação” para a Educação Básica, em especial para a educação infantil e o ensino médio. Com o FUNDEB houve um avanço no financiamento da educação básica com a inclusão da Educação Infantil e do ensino médio, mas precisamos debater a integração destes níveis de ensino, sua relação com as necessidades das camadas populares da sociedade, o ensino de 9 anos, o ensino técnico entre outros. Na cidade de São Paulo também ocorrerá, no segundo semestre de 2009, os debates para elaboração do Plano Municipal de Educação.

Nos grandes centros urbanos do Brasil houve na última década um avanço significativo do acesso das camadas mais populares da sociedade à escola pública, principalmente ao ensino fundamental. A ampliação do acesso embora necessário tem demonstrado que não basta ofertar vagas sem se pensar na organização dos tempo e do espaço escolar, no seu currículo, na carreira dos trabalhadores da educação e, sobretudo, da participação comunitária. È necessário incluir educandos e educadores, especialistas, pais, mães ou responsáveis, enfim toda a comunidade escolar na construção curricular, debater os assuntos do cotidiano da escola até a caracterização da política educacional para os sistemas educacionais – municipais, estaduais e nacional.
Há que se ter claro que educação com qualidade social para o Partido dos Trabalhadores é aquela que garante a possibilidade de se construir conhecimento, como única forma de se apropriar efetivamente dos instrumentos necessários à transformação efetiva da realidade vivida.

Com o debate esperamos não apenas qualificar nossa participação nos debates como refletir sobre aspectos que uma política educacional deva contemplar numa sociedade que vem se modificando seja pela incorporação de novas tecnologias seja pelo rearranjo das forças produtivas e do capital.

O encontro será na Câmara Municipal de São Paulo, no Salão Nobre e terá duas mesas:

- Educação Infantil – debatedora Sonia Larrubia

- Ensino Médio e Mundo do Trabalho – Ana Paula Corte (Ação Educativa)

Estamos consultando outros nomes.

Contamos com a colaboração de todos para divulgar o evento e, principalmente, com a presença de todos!


Comissão Organizadora – Setorial de Educação da cidade de São Paulo, e

Setorial Estadual de Educação