Semana de Ação Mundial - 22 a 29 de abril de 2009 PDF Imprimir E-mail
Ter, 21 de Abril de 2009 21:00
“Ler e escrever o mundo”

Alfabetização de jovens e adultos e aprendizagem ao longo da vida
Semana de Ação Mundial – 22 a 29 de abril de 2009

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

A SAM é uma iniciativa da Campanha Mundial pela Educação e desde 2001 acontece em mais de 100 países como uma grande pressão internacional sobre líderes e autoridades governamentais para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais no sentido de garantir educação pública de qualidade para todas e todos. No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que produz e distribui materiais de apoio e realiza inúmeras atividades junto com diversos parceiros.

A Semana em 2009 no Brasil – Ler e escrever o mundo
Leitura e escrita devem estar inseridas em um processo educativo amplo, em que todas e todos tenham acesso à educação pública de qualidade. Só isso permite aos cidadãos tomarem parte no mundo, interpretá-lo, participarem dele, reconstruindo-o e reiventando-o a cada dia. Durante a Semana, vamos pautar e nos preparar para dois importantes eventos que acontecerão em maio, na capital do Pará, Belém.

Fisc, Belém, 17 e 18 de maio
O Fórum Internacional da Sociedade Civil é um evento de caráter mundial, que tem como objetivo preparar a participação da sociedade civil no encontro oficial da Confintea VI.

Confintea VI, Belém, 19 a 22 de maio
A Conferência Internacional de Educação de Adultos é o maior evento de envergadura internacional nesta modalidade educacional e sua sexta edição acontecerá pela primeira vez num país “do sul”. As Confinteas priorizam a participação dos atores governamentais, mas a sociedade civil organizada busca incidir tanto sobre a elaboração dos documentos nacionais que os países apresentam, como sobre as discussões que ocorrem durante o evento com vistas a influir no documento final e nos compromissos dos governos.

28 de abril – Aula Pública no Congresso Nacional
Organizações e movimentos civis de cunho nacional apresentarão às autoridades públicas governamentais suas preocupações quanto à situação da EJA e dos índices de alfabetismo no país. Também haverá depoimentos de educadores, educandos, escritores, artistas, esportistas e celebridades. No final, uma carta gigante com as reivindicações da sociedade será entregue às autoridades para que seja levada à Confintea VI.

Atividades locais
Vamos estimular que os Comitês Regionais e os parceiros locais da Campanha realizem aulas públicas nas Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas.

Participe da Semana de Ação Mundial!
Receba os materiais, fique por dentro do que acontecerá em seu município e no Brasil, proponha uma atividade!

                                                  
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Site: www.campanhaeducacao.org.br
Tel.: (11) 3151-2333 ramais 112 e 140